MPF lança roteiro de atuação para auxiliar procuradores da república e membros do Ministério Público Brasileiro em investigações envolvendo criptoativos
Subsidiar os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) com informações técnicas e jurídicas necessárias para a atuação em casos envolvendo cripotativos. Esse é o objetivo do roteiro de atuação Criptoativos: Persecução Patrimonial, recém-lançado pela Câmara Criminal do MPF (2CCR). Produzido em formato digital, o material pretende ser uma espécie de guia básico para a compreensão de debates relacionados à temática e uma referência para a tomada de decisões no âmbito do exercício funcional. A publicação está disponível para acesso público no site do MPF.
Elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) Criptoativos, instituído pela 2CCR em outubro de 2021, o roteiro de atuação está dividido em três blocos. O primeiro esclarece termos e conceitos técnicos comuns no universo das moedas digitais, com foco na utilidade operacional das definições. O segundo trata da legislação que regulamenta o tema e propõe possíveis abordagens para a investigação de crimes financeiros envolvendo criptoativos, com ênfase na persecução patrimonial. No terceiro bloco, a publicação reúne modelos de documentos que podem ser utilizados pelos procuradores em casos práticos.
O procurador da República Alexandre Senra, coordenador do GT Criptoativos, destaca que o materal visa a auxiliar os membros do MPF no enfrentamento da matéria, sem que seja necessário qualquer conhecimento prévio sobre criptoativos. Ele explica que, nessa primeira versão, a publicação trata especificamente da persecução patrimonial, focando na busca, custódia e alienação de criptoativos. “O roteiro fornece os elementos técnicos necessários para que os procuradores da República saibam como lidar com situações práticas envolvendo criptoativos”, pontua.
Além disso, a publicação contribui para ampliar o debate público sobre o tema, auxiliando outras instituições e os profissionais do Direito em geral na compreensão da temática. Segundo o procurador, o roteiro reúne um conjunto de informações dificilmente encontradas em outro lugar, do modo como foram agrupadas. “Os criptoativos foram tratados sob o aspecto tecnológico e exclusivamente naquilo que interessa à atuação ministerial, distanciando-se, consequentemente, da vasta bibliografia que aborda o assunto sob o aspecto de investimento”, explica o coordenador.
O Roteiro de Atuação Criptoativos: Persecução Patrimonial está disponível para acesso público no site do MPF, na área de atuação temática da Câmara Criminal.
Seleção de artigos científicos – Para aprofundar o debate sobre a temática, a Câmara Criminal também vai publicar uma coletânea de artigos científicos sobre aspectos jurídico-penais relacionados aos criptoativos. O trabalho terá enfoque jurídico, podendo conter também análises próprias de outros campos do conhecimento, complementares ao Direito. Serão aceitos textos inéditos, não inéditos (porém atualizados), adaptações de monografias e resumos de dissertações ou teses. O prazo para submissão dos textos vai até 26 de maio. Saiba mais aqui.
https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2023/mpf-lanca-roteiro-de-atuacao-para-auxiliar-procuradores-em-investigacoes-envolvendo-criptoativos
Notícias Relacionadas
![Plenário do Supremo Tribunal Federal Plenário do Supremo Tribunal Federal](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/d91b2c2f86535e951b24ff52f5ff8a30-width-800.jpeg)
STF segue MPF e considera constitucional lei que organiza atividades de perícia criminal
![Evento na sede do Escola Superior do Ministério Público da União Evento na sede do Escola Superior do Ministério Público da União](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/7f009da46a6ebb64f5ea1ab851d8e606-width-800.png)
CNMP participa de Simpósio Técnico de Cibersegurança na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
![No último dia do evento foi firmada a "Declaração do Rio" No último dia do evento foi firmada a "Declaração do Rio"](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/0b0a767a11fd02355ad69acf877ac06d-width-800.png)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
![Encontros dos chefes dos Ministérios Públicos dos Países do Grupo dos Vinte (G20) Encontros dos chefes dos Ministérios Públicos dos Países do Grupo dos Vinte (G20)](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/42b039ec2cd4651d8eb5362c56f5fe6a-width-800.png)
Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20
![Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/ed54328fc09a5556c73bbb317e202c32-width-800.jpeg)
Inscrições estão abertas para o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública