MPF cria Grupo de Atuação Especial para combate a crimes cibernéticos
O Ministério Público Federal criou o Grupo de Atuação Especial no Combate aos Crimes Cibernéticos e aos Crimes praticados mediante o uso de Tecnologias de Informação (Gaccti). Ele foi criado por meio da Resolução nº 229/2024 do Conselho Superior do Ministério Público Federal, aprovada em 2 de abril e publicada nesta sexta-feira (19) em Diário Oficial.
O objetivo do grupo é auxiliar os chamados procuradores naturais (membros do MPF que têm atribuição jurisdicional para atuar num determinado caso específico) nas investigações e ações criminais e cíveis de prevenção e repressão a crimes cibernéticos. A atuação do Gaccti ocorrerá nos casos que envolvam crimes cibernéticos, que são praticados exclusivamente por meio de sistema informatizado, e nos crimes praticados com o uso de tecnologia de informação, quando os sistemas informatizados são apenas uma das formas de executar a prática criminosa.
O Gaccti atuará mediante solicitação ou em auxílio nas investigações em que existir a necessidade de obtenção de prova eletrônica, no Brasil ou no exterior. Neste último caso, a atuação será feita de forma coordenada com a Secretaria de Cooperação Internacional do MPF.
O Gaccti será composto por 10 membros do MPF, entre procuradores da República e procuradores regionais da República. Dois de seus membros exercerão as funções de coordenador e vice pelo prazo de dois anos, renováveis pelo mesmo período. Os membros atuarão em ofícios especiais, sem prejuízo de suas atribuições originárias.
https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2024/mpf-cria-grupo-de-atuacao-especial-para-combate-a-crimes-ciberneticos
Notícias Relacionadas
STF segue MPF e considera constitucional lei que organiza atividades de perícia criminal
CNMP participa de Simpósio Técnico de Cibersegurança na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20
Inscrições estão abertas para o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública
Novo Tribunal do Juri pode ser convocado quando réu é absolvido por clemência e de forma contrária às provas, decide STF