Resolução institui a Política Nacional e o Sistema de Inteligência do Ministério Público
Instituir a Política Nacional e o Sistema de Inteligência do Ministério Público é o objetivo da resolução aprovada na 7ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na terça-feira, 14 de maio.
A proposta foi relatada pelo conselheiro Moacyr Rey Filho (na foto, em primeiro plano) e apresentada pelo conselheiro Ângelo Fabiano, na 18ª Sessão Ordinária de 2023, quando era presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público.
Moacyr Rey Filho disse que a resolução leva em conta a autonomia dos MPs, conforme estabelecido pela Constituição, e a necessidade de uma regulamentação nacional que defina as diretrizes para a Atividade de Inteligência no âmbito do Ministério Público “com a criação da estrutura e da sistemática de produção e difusão dos conhecimentos, inclusive contemplando a integração entre seus ramos e demais órgãos de inteligência”.
A norma inclui os pressupostos da atividade de inteligência, os instrumentos da Política de Inteligência do Ministério Público, como o Sistema Nacional de Inteligência, a Estratégia Nacional de Inteligência e o Plano Nacional de Inteligência. Além disso, aborda as principais ameaças e estabelece as diretrizes para a atividade de inteligência.
“O Sistema Nacional de Inteligência, no modelo “teia de aranha”, com um órgão central de integração, oportunizará a difusão e a salvaguarda legítima e segura dos conhecimentos já produzidos no âmbito interno de cada unidade, possibilitando que a alta administração das unidades ministeriais e este Conselho Nacional obtenham informações seguras sobre os mais diversos temas, fortalecendo o grau de certeza nas tomadas de decisões, sobretudo as estratégicas”. Disse Moacyr Rey Filho em seu voto.
O conselheiro destacou também a integração com outros sistemas, como o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o Sistema de Inteligência de Segurança Institucional do Ministério Público.
O texto da Política Nacional e o Sistema de Inteligência do Ministério Público foi construído no âmbito do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria PRESI nº 76/2023, com a participação de representantes dos ramos e das unidades do MP.
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/17542-resolucao-institui-a-politica-nacional-e-o-sistema-de-inteligencia-do-ministerio-publico
Notícias Relacionadas
Segurança pública e justiça criminal em foco em Encontro Nacional do Ministério Público
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
CNMP participa de Simpósio Técnico de Cibersegurança na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20