MPE visita frigorífico de aves e peixes na zona rural de Palmas
João Lino Cavalcante
A Promotora de Justiça Katia Chaves Galietta, titular da 23ª Promotoria de Justiça da Capital, visitou, na tarde desta segunda-feira, 06, a estrutura que abrigará o Frigorífico de Aves e Peixes dos Produtores Rurais de Palmas. O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação dos Produtores Rurais Francisco Galvão, Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins e Prefeitura de Palmas.
A visita da Promotora de Justiça, que atua na defesa do consumidor, teve como objetivo conhecer a estrutura que pretende atender a centenas de produtores rurais da capital, garantindo o fornecimento de produtos conforme as normas sanitárias e ambientais. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Roberto Sahium, o frigorífico terá capacidade de abate e beneficiamento de 2,5 toneladas por dia.
Segundo Katia Galietta, o MPE deve encaminhar ofício à prefeitura de Palmas e à Energisa, solicitando informações sobre o cronograma da obra, e aguardará o relatório de cada uma das instituições que acompanharam a visita de Inspeção ministerial, com as devidas informações e sugestões técnicas, para agilizar a instalação do frigorífico.
Além do Ministério Público Estadual (MPE), estiveram presentes na visita representantes de órgãos como Embrapa, Adapec, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e aquicultores da região.