Petição: famílias cobram instalação de parquinhos inclusivos
Por Val Rodrigues 12.12.16
Isadora tem 3 anos e como toda criança adora brincar no parquinho. Mas, por causa da sua limitação física, imposta por necessidades especiais, ela é impedida de compartilhar dessa alegria junto com outras crianças. Não há parquinhos projetados para a inclusão de crianças com deficiência em Palmas, onde mora. Uma triste realidade na maioria das cidades brasileiras.
Por causa disso, a mãe da menina, a servidora pública Adriana Gomes de Moraes, uniu-se a outras mães e pais e criou a petição pública on-line Brinca Junto – Parquinho para todos. “Por que, pela sua limitação física, a nossa sociedade, os nossos governantes, delimitam os direitos dessas crianças?”, interroga a mãe.
Quando vai a esses locais com os filhos (é mãe também de João Valentim, de 5 anos, sem necessidades especiais) Adriana tem que ser os braços e as pernas da filha nos brinquedos disponíveis. Ela também conta que muitas outras crianças, com particularidades mais acentuadas, não conseguem usufruir dos brinquedos convencionais nem mesmo com a ajuda dos pais.
O filho também não entende: “por que só fazem parquinho para as crianças sem dodói?”, interroga ele à mãe.
Convívio
Além do lazer, a perda do convívio entre crianças com e sem deficiência é outro problema que a falta de inclusão provoca. Adriana observa que o respeito às diferenças depende também de poderem compartilhar os mesmos ambientes. “Essas crianças só serão enxergadas a partir do momento em que passarem a conviver nos espaços públicos, e isso é extremamente importante para toda a sociedade”, diz a mãe.
Contribua com esta causa assinando a petição disponível neste link http://bit.ly/2gJUvWH.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Palmas informou, por meio de nota, que está em fase de licitação, e dentro do orçamento para 2017, um processo de aquisição de 30 parquinhos para a Capital. Destes 30, três serão no modelo inclusivo, ou seja, adaptado com rampas, balanços em trilhos, passarela e outras estruturas que permitem a socialização de crianças com alguma limitação.
Ainda de acordo com o órgão, os novos modelos serão instalados nas regiões Norte, Sul e Central, de modo que sirvam como experimento para futuras novas aquisições.
Fonte: http://www2.alemdasfraldas.com/noticia/Peticao_familias_cobram_instalacao_de_parquinhos_inclusivos