Projeto Anjos da Guarda leva informação sobre combate a violência contra mulher a escolas de Palmas
Daianne Fernandes
Alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, em Palmas, tiveram uma tarde diferente. Eles participaram do Projeto Anjos da Guarda, promovido pelo Núcleo Maria da Penha do Ministério Público Estadual (MPE), que levou informações sobre os diversos tipos de violência contra a mulher.
Crianças e pré-adolescentes conheceram a Lei Maria da Penha e aprenderam a identificar e denunciar situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, em casa, na escola ou na comunidade.
Durante a palestra, a Promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo, Thais Cairo, destacou a informação como a principal arma contra a violência. “É ela que vai fazer com que muitas dessas crianças e adolescentes não repitam um ciclo de violência que podem estar observando ou vivenciando”, frisou.
A palestra apresentou vídeos, histórias e abriu espaço para o diálogo com os alunos, que fizeram perguntas à Promotora. “Fiquei surpresa com os questionamentos sobre legítima defesa, violência contra transgêneros e até algumas experiências relatadas por eles. Isso só reforça a importância dessa Ação”, pontuou.
A orientadora educacional também ressaltou a importância da iniciativa. Ela afirmou receber muitos relatos de alunas que informaram ter sido alvo de termos e gestos ofensivos, e ainda de que alunos as tocaram sem permissão. “É importante o que eles aprenderam com a Promotora de Justiça. Que isso também é violência contra a mulher e que deve ser combatida desde cedo”, ressaltou.
Certificados
Ao final da palestra, os estudantes ainda receberam certificados de “Guardião do Lar”. Uma forma de reforçar que eles foram capacitados a identificar, prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Com o diploma nas mãos, a pequena Talita disse ter gostado do evento. “Sou mulher e é importante saber que todas nós temos direitos”, frisou.
Os alunos também receberam cartilhas com informações sobre a Lei Maria da Penha e com o contato o telefone e endereço do Núcleo no MPE.
Novos encontros
A Escola Luiz Gonzaga é a primeira a receber o Projeto. O objetivo é visitar todas as escolas da capital e posteriormente expandir para o interior.
Depois de finalizar as atividades em Palmas, Promotores de outras comarcas também poderão solicitar ou replicar as palestras com material cedido pelo Núcleo.