CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA, JUVENTUDE E EDUCAÇÃO - CAOPIJE
calendar_month
20/09/2023

MPTO orienta profissionais da saúde sobre como comunicar casos envolvendo violência sexual de crianças e adolescentes

A analista jurídica ministerial Silvia Maria Albuquerque Soares representou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) na última sexta-feira, 18, no curso de aperfeiçoamento promovido pelo Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina.


Durante a programação, Silvia explanou sobre a atuação do Ministério Público diante das violências sexuais contra crianças e adolescentes e abordou sobre o dever dos profissionais de saúde de comunicar casos de violência às autoridades.


A analista jurídica ministerial ressaltou ainda a necessidade de uma rede de proteção e atendimento eficaz e destacou a importância de se ofertar às crianças e adolescentes os atendimentos que são preconizados pela legislação. 


Savis


O Savis atende pessoas vítimas de violência sexual e o oferece dois tipos de atendimento. Um denominado agudo, que é destinado às vítimas que procuram o serviço em até 72 horas após a violência, e assim recebem medicação que impede a contaminação de DSTs e a pílula de emergência para evitar uma possível gravidez. E um outro, denominado atendimento crônico, que se dá quando a vítima sofreu abuso no passado ou sofre constantemente. Nesse caso, é oferecido o atendimento psicossocial e são realizados exames laboratoriais.


(Shara Alves de Oliveira/MPTO)