CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA SAÚDE - CAOSAÚDE
calendar_month
15/01/2021

Unidade do Hemocentro volta à sede do MPTO nos dias 22 e 29 de janeiro para coletas de sangue

A unidade móvel do Hemocentro do Estado voltará à sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), nos dias 22 e 29 deste mês, para promover novas coletas de sangue entre doadores voluntários. Na ocasião, também será realizado o cadastro de doadores de medula óssea, entre aqueles que se disponibilizarem.


Desta vez, as coletas serão mais amplas, envolvendo também os integrantes de instituições e órgãos circunvizinhos, que se integraram à iniciativa “Parceiros pela Vida”, sendo eles a Receita Federal, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A intenção é que a coleta de sangue ocorra a cada três meses.


Aqueles que se disponibilizarem a fazer a doação precisam agendar horário pelo telefone (63) 99100-0921, quando receberão as orientações necessárias.

Podem participar homens e mulheres com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos e que estejam em boas condições de saúde.


Por que doar
O sangue doado é utilizado em diversas situações: para pessoas com doenças hematológicas variadas, pessoas com câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências médicas. No caso do Tocantins, as cirurgias eletivas aguardam, entre outras providências, a regularização do estoque de sangue para serem realizadas.

O sangue é insubstituível e só pode ser adquirido por meio de doação, sendo que cada doação pode ajudar até quatro vidas.

Etapa anterior
A iniciativa “Parceiros pela Vida” é articulada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e Secretaria Estadual da Saúde (SES). Uma primeira etapa da arrecadação de sangue ocorreu em 9 de dezembro,  tendo como voluntários membros e servidores do MPTO.

Reuniões
No decorrer da semana, o MPTO promoveu reunião com cada um dos órgãos que vieram a se integrar à nova etapa do “Parceiros pela Vida”, apresentando-lhes a iniciativa e sensibilizando-os a se integrarem. Por parte do MPTO, participaram das reuniões o procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti; e a coordenadora do Caop da Saúde, Araína Cesárea D’Alessandro.


Dos órgãos convidados, participaram o presidente do TRE, desembargador Eurípedes Lamounier; o presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade; o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), juiz federal Eduardo de Melo Gama; o delegado-chefe da Receita Federal, auditor Ricardo Wagner Magalhães; e representantes do Sebrae-TO. (Flávio Herculano)