Coordenador do Caoma ministra palestra sobre o papel dos agentes públicos na proteção do meio ambiente em aula inaugural do IV Curso de Policiamento Ambiental da PMTO
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), participou na última segunda-feira, 2, da aula inaugural do 4º Curso de Policiamento Ambiental, nível de especialização.
O evento foi realizado no auditório do quartel da Polícia Militar do Tocantins, com o objetivo de capacitar os integrantes da corporação sobre os aspectos legais e doutrinários relacionados às ações de policiamento e fiscalização na área ambiental e difundir o conhecimento acerca dos atos operacionais e procedimentais adequados a serem efetivados nos mais diversos modelos de ocorrência pertinentes à defesa do meio ambiente.
Na ocasião, o procurador de Justiça e coordenador do Caoma, José Maria da Silva Júnior, ministrou palestra sobre o papel dos agentes públicos na proteção do meio ambiente e destacou, em sua fala, o papel realizado pela equipe técnica ambiental do Ministério Público, composta por técnicos e estagiários que apoiam as atividades em todo estado.
Logo em seguida, falou aos discentes sobre a importância do curso, bem como sobre a dimensão de contribuir com a proteção do meio ambiente. “É um desafio. Em geral, nós trabalhamos na adversidade, mas o resultado é muito prazeroso do ponto de vista de que estamos fazendo algo de bom para a sociedade”.
Sobre o curso
O curso terá duração de 260 horas e contará com atividades extras sobre os diversos aspectos das áreas do conhecimento, focando na tríade: policiar, educar e fiscalizar. Além do procurador de Justiça, ministrarão palestras, no decorrer do curso, membros do órgão auxiliar ambiental do MPTO, o geógrafo Bruno Machado Carneiro e o biólogo Marlon Rodrigues Mesquita.
No final do curso, os policias se tornarão guardiões do meio ambiente, com a missão de proteger os recursos naturais e garantir a vida das presentes e futuras gerações.
Participantes
Além dos citados, também participaram do evento o Chefe do Estado-Maior, coronel Wesley Borges, e o subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Francisco Braga, dentre outros. (Vanessa Costa/Caoma com informações da Ascom PMTO)
Notícias Relacionadas
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Ministério Público firma acordo com proprietários rurais para recompor área correspondente a 1.000 campos de futebol
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
Ministério Público Estadual e Federal discutem ações conjuntas para combater desmatamento no Tocantins
Com rios em situação crítica, MPTO requer a suspensão de outorgas de captação de água da bacia do Rio Formoso durante a estiagem
Ministério Público pede suspensão imediata de obras em área de preservação ambiental em Novo Acordo