Ministério Público requer cumprimento de sentença que obriga Estado reformar sistema de esgoto da Casa de Prisão de Araguaína
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requereu, na segunda-feira, 14, o cumprimento de sentença que impõe ao Governo do Tocantins a obrigação de realizar a obra de melhoria necessária no sistema de esgotamento sanitário da Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA).
Por não possuir capacidade suficiente para a unidade carcerária, a fossa costuma vazar detritos, causando mau cheiro, poluindo o meio ambiente e comprometendo a saúde e a dignidade da população carcerária, de servidores da CPPA e da população vizinha, em uma situação que vem se estendendo ao longo dos anos.
A decisão judicial que determina a realização da obra de melhoria transitou em julgado em 1º de fevereiro, não cabendo mais a apresentação de recurso por parte do Estado do Tocantins.
Ao requerer o cumprimento da sentença, o promotor de Justiça Airton Amílcar Machado Momo pediu que seja determinada ao Estado a obrigação de deflagar o procedimento licitatório relativo à obra no prazo de 30 dias e a obrigação de executar a obra em 120 dias. Para o caso de eventual descumprimento da decisão, pede-se que seja fixada multa diária de R$ 1 mil, limitada a até R$ 500 mil, ou que sejam bloqueados recursos de fundos estaduais em valores suficientes para garantir a realização do serviço.
A 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que atua na defesa do meio ambiente e da ordem urbanística, também requereu que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) sejam designados para realizarem vistoria no local e elaborarem relatórios acerca do cumprimento da decisão.
Notícias Relacionadas
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Ministério Público firma acordo com proprietários rurais para recompor área correspondente a 1.000 campos de futebol
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
Ministério Público Estadual e Federal discutem ações conjuntas para combater desmatamento no Tocantins
Com rios em situação crítica, MPTO requer a suspensão de outorgas de captação de água da bacia do Rio Formoso durante a estiagem
Ministério Público pede suspensão imediata de obras em área de preservação ambiental em Novo Acordo