MPTO participa da primeira edição do Projeto “Natureza+Limpa”
Vanessa Silva Costa*/Estagiária Caoma
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), participou na manhã do último sábado,7, da primeira edição do Projeto “Natureza+Limpa”. A ação foi realizada no distrito de Taquaruçu e visou chamar a atenção da população para o descarte inadequado de resíduos sólidos e contaminação dos cursos d’água.
Na abertura do evento, o procurador de Justiça e coordenador do Caoma, José Maria da Silva Júnior, parabenizou a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), frisou a importância da educação ambiental e o envolvimento de vários setores da sociedade na busca de ações de sensibilização para os problemas da destinação dos resíduos sólidos e seus impactos nos recursos hídricos: “Em relação aos resíduos sólidos, nós sabemos ser um problema no país inteiro e passa pela mudança de hábitos diários para que se faça o descarte adequado, evitando assim a contaminação dos cursos d’água”, afirmou.
Na ação, foram recolhidos quase 500 kg de resíduos retirados das margens do córrego. Os materiais recolhidos serão destinados à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan).
O projeto “Natureza+Limpa” é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Essa foi a primeira edição do projeto, que prevê seis ações ainda este ano.
Participantes
Também participaram da ação a Guarda Metropolitana de Palmas, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o 22º Batalhão de Infantaria, Defesa Civil Estadual do Estado do Tocantins, Rede TO Sustentável, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), BRK Ambiental, Corpo de Bombeiros do Tocantins (CBM/TO), a Cooperativa de Catadores, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) e a Ferpam.
Notícias Relacionadas
Equipe
Ministério Público do Tocantins garante decisão judicial que determina regularização da gestão de resíduos sólidos no município de Cristalândia
MPTO firma acordo para regularização da gestão de resíduos sólidos em Palmeirante
MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos
Relatório do MPTO aponta que 45% da área queimada em 2023 atingiu terras indígenas e unidades de conservação no Tocantins
MPTO apura irregularidade ambiental de imóveis situados em área da APA Ilha do Bananal/Cantão