Prefeitura de Araguaçu cumpre termos de acordo assinado com o MPTO e promove adequações na destinação de resíduos sólidos
Em Araguaçu, na região Sul do Tocantins, a administração tem promovido adequações quanto à coleta e à destinação de resíduos sólidos, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Tocantins (MPTO). Enquanto planeja a instalação de um aterro sanitário, a gestão cercou o acesso ao atual lixão e promoveu soluções quanto à destinação de pneus, restos de podas de árvore, entulhos e resíduos da área da saúde.
Conforme relatório técnico apresentado à Promotoria Regional Ambiental do Araguaia, a gestão também teria regularizado a coleta do lixo, que passou a ocorrer de segunda a sexta-feira na área urbana e na terça-feira em dois distritos.
Em relação aos pneus, o município tem coletado o material semanalmente e entregado a uma empresa especializada em reciclagem. Uma empresa terceirizada está responsável pela coleta de restos de podas de árvores, entulhos de construções, resíduos metálicos, madeiras, móveis e aparelhos domésticos. Também foi terceirizada a coleta e a destinação de resíduos de saúde à empresa contratada por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.
A gestão também informou que promoveu a revisão do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, apoiada em um estudo de gravimetria realizado pelo MPTO, por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).
Em relação à instalação do aterro sanitário, o relatório entregue pela administração ao MPTO, assinado por uma profissional de engenharia ambiental, informa que já foram elaborados os projetos constitutivos do aterro e os estudos de viabilidade de sua implantação. A intenção inicial é instalá-lo na área do atual lixão.
Em reconhecimento aos avanços, a Promotoria Regional Ambiental do Araguaia solicitou à Justiça, a suspensão de uma ação civil pública que visa obrigar o município de Araguaçu a instalar aterro sanitário. (Flávio Herculano – Ascom MPTO)
Pneus agora são recolhidos e destinados à reciclagem
Notícias Relacionadas
Ministério Público do Tocantins garante decisão judicial que determina regularização da gestão de resíduos sólidos no município de Cristalândia
MPTO firma acordo para regularização da gestão de resíduos sólidos em Palmeirante
MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos
Ministério Público orienta municípios sobre gerenciamento adequado dos resíduos sólidos
MPTO expede recomendação ao Município de Colinas para que regularize o serviço de limpeza da cidade
MPTO requer judicialmente a interrupção imediata de extração de areia pelo Município de Araguatins