CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
14/03/2025

MPTO qualifica servidores para operação de drones e fortalece atuação em diversas áreas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) concluiu a "Oficina de Habilitação para Operação de Drones: Estratégias e Aplicações Práticas", realizada entre os dias 10 e 13 de março. A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), capacitou servidores da Assessoria de Comunicação (Ascom), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Cesaf-ESMP, do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS).


O curso, ministrado pelo especialista em treinamentos e trabalhos com drones, Richard Antônio Souza Mesquita, teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos servidores na operação, configuração, manutenção e aplicação técnica desses equipamentos em atividades institucionais. Ao todo, foram 15 horas de atividades teóricas e práticas, realizadas na Procuradoria Geral de Justiça e no Parque Sussuapara, em Palmas.


Drones: ferramenta estratégica para o MPTO


A utilização de drones tem se mostrado cada vez mais estratégica para o MPTO, auxiliando em diversas áreas, como a produção de imagens para divulgação de atividades e a geração de informações técnicas para investigações e fiscalizações. Para a engenheira ambiental, Dalvany Alves de Sousa Lima, a principal função do uso de drone na atuação do Caoma será nas vistorias realizadas no monitoramento ambiental, abrangendo desmatamentos, queimadas, urbanismo, habitação, poluição, degradação de ecossistemas, recursos hídricos, aterros sanitários e lixões.


"Com o drone, será possível captar imagens com melhor resolução e dados mais precisos, identificando de forma mais rápida alterações ambientais e obtendo respostas mais concretas para composição dos dados. As imagens aéreas permitirão melhores tomadas de decisão relacionadas à situação de cada área", afirma Dalvany.


Com a qualificação dos servidores, o MPTO busca otimizar o uso dessa ferramenta tecnológica nas atividades institucionais, garantindo maior eficiência e segurança nas operações com drones. A iniciativa representa um importante passo para o aprimoramento profissional e tecnológico do órgão, fortalecendo sua atuação em diversas frentes e contribuindo para a defesa dos direitos da sociedade.


Conteúdo da oficina


A oficina abordou temas como:


  • Técnicas de mapeamento e monitoramento aéreo;

  • Configuração de sensores especializados;

  • Processos de calibração, validação e liberação técnica dos drones;

  • Procedimentos de segurança em operações de campo;

  • Manutenção preventiva e resolução de problemas técnicos.

Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP