CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
29/07/2025

Inovação no MPTO: 15 projetos são apresentados para concorrer ao Prêmio Innovare

Começou nesta segunda, 21, e prossegue até terça-feira, 22, a apresentação de 15 projetos do Ministério Público do Tocantins (MPTO) inscritos no Prêmio Innovare. As apresentações são feitas ao consultor externo Altivo José da Silva Junior, designado para verificar o funcionamento dos projetos do Tocantins e Goiás inscritos para a edição 2025 do Innovare.

O papel do consultor externo
Cabe ao consultor, a partir da visita in loco, elaborar relatório que será enviado à Comissão Julgadora para auxiliar os jurados na análise e escolha das práticas vencedoras. Todos os consultores externos são advogados, escolhidos pelo Instituto Innovare pela respeitabilidade e conhecimento sobre o Sistema de Justiça brasileiro.

Critérios
A avaliação considera diversos critérios em relação aos projetos: eficiência, celeridade, desburocratização, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social, abrangência territorial e acesso à Justiça. Cada projeto pode somar diversos critérios ou se destacar pelo pleno alcance de pelo menos um deles.

As apresentações
No MPTO, as apresentações tiveram início com o projeto “Caocrim Forte”, que está em fase de implementação pelo Centro de Apoio Operacional Criminal visando promover a integração das instituições de Segurança federais, estaduais, e por vezes também as municipais, para o combate ao crime organizado - inclusive no que se refere à produção de provas para ações penais mais eficientes.

Na sequência, foi apresentada uma sequência de quatro projetos do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije). 

As apresentações seguirão durante toda a manhã e tarde desta segunda-feira e ainda na manhã de terça-feira.

Sobre o Prêmio
Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª edição e tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil. Em seu histórico, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas. Boa parte delas já se tornou políticas públicas.

Apresentações no MPTO

21 de julho (segunda-feira)
09h30 – Integrar-e 
10h30 – Aprende+TO 
11h00 – Égide – Fortalecimento dos Serviços de Proteção Especial
11h30 – Primeira Infância - Janela de Oportunidades 
14h00 – Socioeducação é Direito
14h30 – Caminho para Proteção: Chega de Violência nas Escolas
15h00 – Projeto Luzeiro 
15h30 – Caocrim Forte
16h00 – Pnaisp - Saúde no Sistema Prisional
16h30 – Dona de Si 
17h00 – Mini Cidadão 
17h30 – MP Presente por um Voto Consciente 

22 de julho (terça-feira)
09h30 – Sistema Contra-Fogo 
10h00 – Elos de Cidadania e Inovação
10h30 – Projeto Integrar – Diálogo que Transforma