Cargos em disputa - eleições municipais
ELOS DE CIDADANIA E INOVAÇÃO
ATUAÇÃO ELEITORAL - MPTO
Nas eleições municipais de 2024 estarão em disputa os cargos de Prefeito(a) Municipal - eleito(a) conjuntamente com o(a) Vice-Prefeito(a) - e de Vereadores(as), todos eleitos para representar os cidadãos por um período de 4 anos.
O primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, será realizado em 27 de outubro na cidade de Palmas/TO. Isso porque só há necessidade de dois turnos nas cidades com quantidade superior a 200 mil eleitores.
Vamos saber mais sobre cada um desses nossos representantes:
VEREADOR(A)
O número mínimo de Vereadores(as) eleitos por município é o de 9. A idade mínima para o candidato, exigida na data do registro da candidatura, é de 18 anos.
O(A) Vereador(a) integra o Poder Legislativo municipal. Discute os problemas locais, elabora leis e fiscaliza o(a) Prefeito(a) Municipal, com o auxílio do Tribunal de Contas.
A escolha desse(a) representante tem muita importância na medida em que vai nortear, com sua atuação legislativa e fiscalizatória, a ação do(a) Prefeito(a) Municipal.
Caso desconfie da existência de irregularidades que afetem o bem comum, os(as) Vereadores(as) podem instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), com a finalidade de investigar determinada situação e adotar as providências para sua regularização e punição caso sejam comprovadas ilegalidades.
É importante analisar as propostas do candidato e buscar proximidade com sua atuação para incentivar a implementação dos projetos prometidos e cobrar as providências necessárias para o bem do município.
PREFEITO(A)
O(A) Prefeito(a) Municipal é o chefe do Poder Executivo municipal. Deve ter ao menos 21 anos de idade na data prevista para a posse.
Desde o requerimento do registro da candidatura, entrega um plano de governo. O documento é disponibilizado pela Justiça Eleitoral e merece ser analisado para uma escolha consciente do seu representante. Além disso, por haver uma única pessoa eleita para o cargo, a disputa e as propostas tendem a circular de forma mais ampla entre a população.
É sua função implementar seu projeto de governo com base no que foi prometido e obedecendo as leis. Executa as políticas públicas municipais, como, por exemplo, as de educação, saúde, esportes, cultura, assistência social e meio ambiente.
Por ter uma função mais ampla, nomeia Secretários(as) para cada área de atuação.
E, muito importante, executa o orçamento público em sua maior parte. Daí novamente a importância, em relação a esse cargo, de acompanhar, fiscalizar e, se for o caso, denunciar irregularidades observadas.
O Ministério Público fiscaliza a administração pública, mas, com o apoio do cidadão, a tarefa se torna mais eficiente.
Criação, implementação e desenvolvimento do produto: Célem Guimarães Guerra Júnior
Texto: Célem Guimarães Guerra Júnior
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