7ª Reunião Ordinária
A 7ª Reunião ordinária, ocorreu na sede do Ministério Público Estadual do Tocantins, no dia 22 de novembro de 2017, com a seguinte pauta: 1- aprovação da Ata da 6ª Reunião Ordinária do Fórum; 2- informes da Coordenação; 3- análise e aprovação do site do Fórum; 4- apresentação do andamento do Plano de Trabalho pelos relatores das Comissões Temáticas; 5- palavra livre e encerramento.
Foi apresentado pontos para reflexão e diagnóstico realizado em março de 2016, quando da criação do Fórum e logo em seguida, foram iniciados o debate e a avaliação acerca dos avanços realizados nesse um ano e oito meses desde a instituição do Fórum. Tendo como observação a permanência de alguns desafios e o avanço significativo com relação a outros. Os principais desafios manifestam-se, por exemplo, na carência de recursos humanos capacitados para o tema agrotóxicos, de equipamentos e de recursos financeiros das instituições de monitoramento e controle do uso, bem como a dificuldade para a obtenção de informações sobre o uso de agrotóxicos no Estado do Tocantins, como dados sobre quantidade, tipo de princípio ativo, municípios que mais utilizam, dentre outros.
Os avanços estão na atuação sistematizada e concertada das instituições que integram o Fórum, os investimentos na estrutura do Laboratório de Química da UFT para a análise de agrotóxicos em diversos meios (água, alimentos, solo etc), com foco na análise de água em 2018. A priorização de seis municípios (Campos Lindos, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Porto Nacional, Peixe e Palmas) pela Secretaria da Saúde para a elaboração e implantação de planos municipais de agrotóxicos e capacitação dos operadores de saúde para a notificação de casos de intoxicação.
Notícias Relacionadas

Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras

Audiência pública sobre política de bem-estar animal é tema de reunião entre MPTO e ONGs

MPTO recebe visita de produtores e representantes do setor agropecuário

Fórum realiza última reunião do ano de 2022

MPTO recomenda que Município fiscalize irregularidades na Estação Apinajé, em Palmas
VII Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos