13º Reunião Ordinária
Ocorreu no ultimo dia 18 de setembro de 2019, a 13º Reunião Ordinária do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
Em reunião,
Foram apresentadas, a nova secretária executiva do Fórum, Maria Isabel Miranda, e Mônica Costa, como substituta de Gisele Akemi, na relatoria da Comissão 2.
Em relação a Rede Analítica PQA, o Prof. Emerson anunciou a criação de um núcleo voltado para a pesquisa em agrotóxicos, tendo como integrantes a professora Patricia Guarda, Kelen e Dr. Denilson para que seja feita a aproximação de professores atuantes na área. Em complemento à fala do Prof. Émerson, Patricia Guarda explanou sobre o trabalho realizado nas feiras em 2014 e do interesse me realizar esse trabalho novamente em 2019/2020.
O Carlos (ADAPEC) aproveitou o assunto das hortas para mencionar o trabalho de pente fino que a ADAPEC está realizando nas hortas de Palmas, há mais de 1 semana. Como resultados primários desse trabalho, o representante Titular da ADAPEC, Guliano Milhomem, apontou como preocupante a utilização de domissanitários em hortas comunitárias, que são de responsabilidade da prefeitura de Palmas. Entrando nessa discussão Maria Sturmer (Associação Água Doce) alertou sobre a dificuldade que os produtores têm de passar pelo processo de reversão e que estes necessitam de apoio financeiro e assistência técnica durante esse processo. Em face disso o Coordenador Adjunto do Fórum, Álvaro Manzano, enfatizou a necessidade de orientação de qualidade aos produtores.
Ao ser questionada sobre a realização de alguma ação de educação ambiental por parte do Ruraltins, Drielly pontuou que atende ao Assentamento São João, e que o público-alvo é o rural, nesse sentido há a necessidade de parceria com a Prefeitura para que seja feito um trabalho de capacitação dos produtores das Hortas Comunitárias.
Por fim foi feita a nomeação de Giuliano Milhomem, representante da ADAPEC como relator da Comissão Temporária de Politicas Públicas.
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Ministério Público firma acordo com proprietários rurais para recompor área correspondente a 1.000 campos de futebol

Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense

Ministério Público Estadual e Federal discutem ações conjuntas para combater desmatamento no Tocantins

Com rios em situação crítica, MPTO requer a suspensão de outorgas de captação de água da bacia do Rio Formoso durante a estiagem

Ministério Público pede suspensão imediata de obras em área de preservação ambiental em Novo Acordo