Justiça acata pedido do MPE e determina lotação de delegado, escrivão e agente de polícia em Goiatins
Luciana Duailibe
Após a Promotoria de Justiça de Goiatins ingressar com Ação Civil Pública contra o Estado, a Justiça determinou nesta quarta-feira, 14, a lotação de policiais civis para atuarem nas três delegacias da Comarca.
A população da comarca, que abrange também os municípios de Barra do Ouro e Campos Lindos, até então se encontrava em situação caótica, sem qualquer amparo por parte da Polícia, o que levou a Promotoria de Justiça de Goiatins a ingressar com medida judicial para resolver o problema.
No entendimento do Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres, o trabalho da polícia civil é indispensável para a investigação de crimes de homicídio e outros e para o cumprimento de medidas como a Meta 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que possibilitou a conclusão de inquéritos de homicídios dolosos abertos até 2007.
Ressalta ainda que a falta de agentes de polícia para realizar as investigações compromete o ajuizamento de ações penais para apurar crimes diversos, além de impedir os moradores de exercerem o direito básico à segurança pública, assegurado em dispositivo constitucional.
Diante desse quadro, a Justiça determinou, liminarmente, que o Estado promova a lotação de um delegado, um escrivão e um agente da polícia, na referida Comarca, no prazo máximo de 30 dias, sob pena de aplicação de multa diária contra a pessoa do Governador do Estado, no valor de R$ 5.000,00.
Notícias Relacionadas
Após ação do Ministério Público, Justiça determina que Município de Palmas providencie abrigo para animais de rua
Após ação do MPTO, Justiça reconhece fraudes em licenças para desmatamento expedidas pelo Naturatins e condena empresa beneficiada a pagar multa milionária
Ação do MPTO leva à condenação de três pessoas por fraude na concessão de licenças ambientais
Município de Rio Sono é condenado a implementar sistema de destinação de resíduos sólidos
Sentença obriga Naturatins a rever licenças de captação de água de empreendimentos da região do rio Formoso
MPTO desenvolve ações com municípios que formam consórcio para gestão de resíduos sólidos urbanos na região do Jalapão