Intervenção do MPE acaba com greve de fome na cadeia de Ananás
Denise Soares
Graças à intermediação do Ministério Público Estadual (MPE), terminou nesta quarta-feira, 07, a greve de fome dos detentos da Cadeia Pública de Ananás, iniciada no último sábado, 03.
A greve de fome foi uma forma de protesto dos detentos, que reclamavam do fornecimento de comida estragada na unidade, o que levou familiares dos mesmos a procurarem a Promotoria de Justiça de Ananás e cobrar providências em relação à situação.
O Promotor de Justiça Caleb Melo Filho requisitou informações do Chefe da Cadeia Pública, o qual apresentou um relatório informando que as refeições eram servidas normalmente e com boa qualidade, havendo manifestação dos presos mesmo após o atendimento de quase todas as reivindicações, informando inclusive que o cardápio era montado pelos próprios detentos e que alguns presos eram coagidos a aderir ao movimento mediante ameaças.
Foram informados os nomes de cinco detentos como sendo os líderes da revolta, a maioria oriunda de outros estabelecimentos prisionais, onde tiveram problemas com a administração carcerária. Apurou-se, ainda, que três detentos já haviam sido encaminhados para atendimento médico por desnutrição e que os detentos tentavam impedir a prestação de socorro aos mesmos.
O Promotor de Justiça requisitou a instauração de inquérito policial e realização de perícia na cozinha da Cadeia Pública e reforço policial junto à Companhia de Polícia Militar de Tocantinópolis, tendo a Cadeia Pública sido cercada e, após o restabelecimento da segurança, conversou com os detentos e ouviu suas reivindicações, sendo providenciadas a transferência dos cinco líderes do movimento para outros estabelecimentos prisionais.
Em revista às celas constatou-se a existência de vários pacotes de biscoito e chocolates, que só eram disponibilizados aos líderes do movimento.
Após a transferência dos líderes, o MPE recomendou, como base em orientação de um médico da cidade, que fossem disponibilizados aos detentos leite morno com açúcar e sucos para a reidratação e, em serguida, fornecidas refeições leves, o que foi aceito por todos, dando o protesto por encerrado nesta quarta-feira.
Notícias Relacionadas
![A eleição dos membros do Conselho Tutelar acontece em todo o Brasil no dia 1º de outubro . A eleição dos membros do Conselho Tutelar acontece em todo o Brasil no dia 1º de outubro .](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/bdc5dbd890e5fa2717787a18e02e48c6-width-800.jpeg)
Promotor de Justiça orienta acerca da eleição do Conselho Tutelar em cidades que integram a Comarca de Ananás
![Sede não concluída Sede não concluída](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/60aa5452b70c54650b1b569943983fc4-width-800.png)
Vistoria do MPTO em Ananás constata que obras de escola iniciadas há mais de uma década foram paralisadas na fase final
![Momento do pronunciamento do promotor de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck Momento do pronunciamento do promotor de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/ca5e1c82b63115548c3838888b2542e4-width-800.jpeg)
Membro do MPTO participa da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em Ananás
![Homem foi condenado à prisão por tentativa de homicídio qualificado Homem foi condenado à prisão por tentativa de homicídio qualificado](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/e95f091a7134d6c0da82735a23ba55ff-width-800.jpeg)
MPTO obtém condenação de homem, em Ananás, que tentou matar ex-namorada com 7 facadas por não aceitar fim do relacionamento
![A recomendação foi expedida aos Municípios de Ananás, Riachinho e Cachoeirinha A recomendação foi expedida aos Municípios de Ananás, Riachinho e Cachoeirinha](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/c8d3bfdc0e9175ae46a16552b3721545-width-800.jpeg)
Recomendação do MPTO orienta prefeitos do Bico do Papagaio a identificar e tratar cães com leishmaniose visceral
![As ações conjuntas voltadas à conscientização e sensibilização da população As ações conjuntas voltadas à conscientização e sensibilização da população](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/c6d07c384ad0538c8062a9ff179d5526-width-800.jpeg)
Ministério Público firma parceria para educação ambiental com prefeitura de Ananás