MPE cobra criação de Código Sanitário em Palmas
Denise Soares
23 açougues fiscalizados e 2.318 quilos de carne apreendidas. Este foi o balanço da primeira semana de fiscalização realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), Vigilância Sanitária do Município e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) nos açougues da capital, entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro. O relatório foi apresentado pela equipe da Vigilância Sanitária na tarde desta quarta-feira, 07, ao coordenador do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça (Caop) do consumidor, Procurador de Justiça José Omar de Almeida Júnior.
O encontro também serviu para definir o prosseguimento da operação pelos demais açougues da capital, já que a estimativa é de averiguação das condições sanitárias e estruturais em pelos 130 estabelecimentos. Na ocasião, o Procurador de Justiça cobrou a criação do Código Sanitário do Município, o que poderá reforçar a atuação da Vigilância Municipal, pois até o momento esta não tem o poder de multar os estabelecimentos por falta de regulamentação na Lei. “Este é um instrumento poderoso de atuação dos fiscais do município e também uma excelente fonte de arrecadação, já que muitos comerciantes só tomam as medidas após sentir os efeitos no bolso”, pontou José Omar.
De acordo com o assessor jurídico da Vigilância Sanitária, Jones Sena, a minuta do código está pronta e se encontra na Secretaria Municipal de Finanças, devendo posteriormente ser encaminhada pelo prefeito Raul Filho à Câmara Municipal para aprovação. De imediato, José Omar anunciou que encaminhará uma recomendação ao Prefeito Raul Filho, solicitando urgência na criação do Código Sanitário.
Notícias Relacionadas
Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras
MPTO participa de audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Ministério Público do Tocantins realiza audiência, em Palmas, para debater políticas públicas em prol dos animais
MPTO marca nova data para audiência pública que vai apresentar propostas de revitalização da avenida Tocantins
A pedido de moradores, Ministério Público promove audiência para discutir funcionamento de gatil na Quadra 110 Sul, em Palmas
Ministério Público aciona Justiça para obrigar Município de Palmas a providenciar abrigo para animais de rua