MPE vai recorrer da decisão do TJ que suspende liminar das UTIs
Denise Soares
O Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra lamenta profundamente a decisão monocrática da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz, desobrigando o Estado a fornecer leitos de UTIs, e afirma que o Ministério Público Estadual (MPE) tomará as providências jurídicas, tão logo seja notificado oficialmente.
Marco Antônio Bezerra ressalta que a ACP requer a contratação de empresas privadas para fornecer leitos de UTIs quando esgotadas todas as possibilidades de internação em leitos na rede pública . Para ele, os argumentos utilizados pela Desembargadora foram superficiais. “O argumento de que os leitos de UTIs fornecidos pela rede privada de Palmas são onerosos aos cofres públicos indicam que a contratação para o cumprimento da liminar é que foi equivocada, devendo o Estado procurar alternativas em outros centros. Mas foi o próprio governo que provocou a situação, mantendo leitos de UTIs da rede pública em número insuficiente e contratando mal os da rede privada. Isto, na nossa concepção, não é argumento para criar embaraços a direitos constitucionalmente assegurados”, afirmou o Procurador de Justiça.
A decisão proferida na última segunda-feira, 26, suspende a liminar concedida em 1ª instância em atendimento à Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPE e Defensoria Pública, que obrigava o Estado a ofertar leitos de UTIs a todos que necessitassem.
Notícias Relacionadas

MPTO obtém decisão liminar para restaurar área desmatada ilegalmente em Dueré

Após ação do Ministério Público, Justiça determina que Município de Palmas providencie abrigo para animais de rua

MPTO requer suspensão de atividades de empreendimento agrícola acusado de desmatamento ilegal na região de Lagoa da Confusão

Relatório apresentado pelo MPTO reforça pedido de suspensão das licenças de captação do rio Araguaia

Liminar obriga município de Taguatinga a implantar sistema de esgoto em hospital

Liminar suspende venda de imóveis da Odebrecht Ambiental/Saneatins localizados em Formoso do Araguaia