Após receber análise técnica de ponte, MPE faz recomendação à Prefeitura de Araguaína
Denise Soares
Baseada em parecer técnico do Corpo de Bombeiros e Laudo de Vistoria emitido pela Defesa Civil, a Promotora de Justiça de Araguaína Ana Paula Reigota Catini fez recomendações à Prefeitura de Araguaína quanto a providências que devem ser adotadas na Ponte Anjo Gabriel.
De acordo com relatórios de vistorias técnicas solicitadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), que avaliou sua estrutura física, a ponte não apresenta risco iminente de colapso, mas constam alguns aparentes problemas nas flechas das vigas, sendo necessária a análise de engenheiro especialista em estrutura de pontes para avaliar se obedecem à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR). O Corpo de Bombeiros ressaltou que a ponte não deveria ser liberada para tráfego, pois não está totalmente concluída, faltando, ainda, a pavimentação asfáltica, iluminação e sinalizações horizontais e verticais.
A ponte liga o loteamento Lago Sul ao Setor Jardim Paulista, sendo sua construção resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em abril de 2011, entre a 12ª Promotoria de Justiça, o Município de Araguaína e a empresa loteadora F.L.O. Lessa. Na época, além da construção da ponte no prazo máximo de um ano, a empresa responsável pelo loteamento e a Prefeitura também se comprometeram a realizar, em até dois anos, obras de infraestrutura básica no setor Lago Sul.
Sendo a Prefeitura Municipal responsável pelo acompanhamento e a fiscalização das obras, o MPE recomendou que a mesma exija do Loteador do Lago Azul, a F.L.O. Lessa, a conclusão de toda a a infraestrutura da ponte; a comprovação de laudos técnicos com cálculo estrutural e medições, a realização de ensaios de resistência do concreto a impacto e vibrações em vigas e pilares, análise da qualidade do material utilizado, sua durabilidade e resistência; além da suspensão do tráfego de veículos e pessoas até a conclusão definitiva da obra. A Prefeitura tem 10 dias para acatar a recomendação, encaminhando documentos que comprovem as medidas adotadas.
Notícias Relacionadas
Ministério Público participa de reunião para tratar sobre obras em trecho de rodovia que liga Itapiratins a Itacajá
Ministério Público vai à Justiça para agilizar obras atrasadas no CAPS Infantil, em Palmas
Vistoria do MPTO visa retomada de obras e adequações nas ‘ruas de pedestres’ da 103 Norte, em Palmas
Após atuação do MPTO, Justiça determina que Município faça obras em escola quilombola de Arraias
Ministério Público participa de reunião para tratar sobre obras em trecho de rodovia que liga Itapiratins a Itacajá
Obras 2015