MPE TO preside comissão nacional de saúde
Denise Soares
A Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery foi eleita, por aclamação, Coordenadora da Comissão Permanente de Defesa da Saúde – Copeds. A eleição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28, no Rio de Janeiro, durante o 1º Encontro do Grupo Nacional dos Direitos Humanos – GNDH.
A Comissão foi instituída pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e é composta por representantes dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. A Copeds integra o Grupo Nacional dos Direitos Humanos que está diretamente ligado ao Conselho.
Como meta de gestão compartilhada com os demais integrantes da Comissão, Maria Roseli pretende executar o Plano Permanente de Defesa da Saúde elaborado pela Comissão e aprovado pelo CNPG, cujos objetivos e estratégias visam, sobretudo, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde(SUS). Pretende, ainda dar continuidade aos trabalhos que foram desenvolvidos pelos Coordenadores que a antecederam. "A oportunidade e confiança que me foram depositados pelos colegas que integram a Copeds são de suma importância para que a gestão logre êxitos, principalmente, por se tratar de um Grupo de Promotores de Justiça que, ao longo de uma década, dedica suas vidas à causa da saúde pública em nosso País e não mede esforços para a colaboração mútua no enfrentamento das demandas que aportam no Ministério Público", disse a Promotora de Justiça.
O GNDH tem como presidente Eduardo de Lima Veiga, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, e como Secretária- Executiva, Angela Salton Rotunno, Promotora de Justiça do MP/RS. Também compõem a Comissão Permanente de Defesa da Saúde a Promotora de Justiça do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, como Vice-Coordenadora, e a Promotora de Justiça do RJ Carla Carrubba, como Secretária. A próxima reunião do GNDH está marcada para o mês de junho.
Notícias Relacionadas
Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Legislação
MPTO participa de reunião online do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos
MPE sedia III Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Comissão Temática 1: de Fiscalização, Monitoramento e Rastreabilidade