calendar_month
21/05/2014

Versão 2014 do Projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA é apresentada a professores de Palmas e Gurupi

Junia Ferreira




Na última quarta-feira, 15, em Palmas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e em Gurupi, na quinta-feira, 16, professores de escolas do ensino médio da rede estadual de ensino conheceram, por meio de palestras, o Projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA (ADRC) que inicia, com este evento, as etapas previstas para este ano.


O projeto é uma parceria entre o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Teve sua versão inicial em 2013, apenas em Palmas e, pelo sucesso da empreitada naquele ano, foi estendido para Gurupi em 2014 após a manifestação de apoio dos Promotores de Justiça daquela Comarca, bem como da Diretoria Regional de Ensino (DRE).


Em Palmas, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e sua assessoria fizeram a apresentação e, em Gurupi, contou-se também com a participação do Ouvidor do MPTO, Procurador de Justiça Alcir Raineri Filho, do Coordenador das Promotorias de Justiça daquela localidade, Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes e da Promotora Jussara Barreira Silva Amorim, que atua nas questões voltadas a crianças e adolescentes.


As três escolas públicas de ensino médio de Palmas selecionadas para participar do ADRC em 2014 são o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, o Colégio Estadual São José e a Escola Estadual Frederico Pedreira Neto.


Já em Gurupi, as escolas contempladas são os Centros de Ensino Médio de Gurupi, Bom Jesus e Ary Ribeiro Valadão Filho, mais conhecido pela população como "Aryzinho".


O foco do projeto


Durante as apresentações, os professores demonstraram entusiasmo com a proposta de levar adolescentes em formação, que brevemente estarão interagindo de forma mais ampla com a sociedade, a se visualizarem como sujeitos capazes de contribuir para a melhoria da vida na comunidade onde vivem, a partir da percepção de que estão inseridos no contexto dos direitos constitucionais, com as respectivas obrigações a eles inerentes.