Novos Promotores de Justiça Substitutos iniciam curso de preparação
João Lino Cavalcante
Teve início nesta segunda-feira, 02, o Curso de Preparação à Carreira do Ministério Público do Tocantins, coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/MPE). Com carga horária de 120h, a primeira etapa segue até o dia 13 de junho.
A atividade oferecerá um panorama geral sobre a atividade ministerial, nos campos teórico e prático, tendo início com uma aula sobre o Ministério Público do Tocantins e suas estruturas de funcionamento.
A Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, fez a abertura oficial e destacou a relevância do curso para os novos membros do MPE. "É fundamental conhecer bem o local de trabalho. O Ministério Público do Tocantins recebe de braços abertos esta nova turma de Promotores Substitutos. Espero que aproveitem bem as informações repassadas no curso".
Já o coordenador do Cesaf, o Subprocurador-Geral de Justiça José Maria da Silva Júnior, detalhou o curso e falou do papel do Centro de Estudos na carreira do membro do MPE. "Vocês terão a oportunidade de conhecer cada departamento e entender melhor como funciona o Ministério Público do Tocantins. Teremos aulas, palestras, visitas técnicas e oficinas sobre diversos temas. Serão duas semanas de muito aprendizado, destaca José Maria.
No conteúdo programático, há desde explanações sobre lógica e linguagem jurídica até o treinamento acerca do uso dos sistemas de informação relativos à atividade ministerial, passando também pela análise de processos e inquéritos, entre outros tópicos. As aulas serão ministradas por membros e servidores do Ministério Público.
A programação inclui, ainda, atividades externas, tais como o acompanhamento de um julgamento pelo tribunal do juri, de audiências nas áreas criminal e cível e visitas a unidades prisionais, unidades de internação de adolescentes infratores e a uma casa abrigo.