calendar_month
25/08/2014

ESMPU coloca à disposição do público videoaulas de direito eleitoral

Fonte: Cesaf/Ascom ESMPU (Adaptado)


O Centro de Estudos de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Tocantins (Cesaf) informa que, com o objetivo de contribuir para a atuação eficaz dos membros e servidores do Ministério Público nas eleições gerais de 2014 e levar aos cidadãos informações sobre o trabalho do MP Eleitoral, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) produziu uma série exclusiva de Videoaulas de Direito Eleitoral.


A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), instituição de destaque em educação a distância no país. São ao todo 14 aulas com 30 minutos de duração, ministradas por membros do Ministério Público Federal (MPF) que auxiliam a Procuradoria-Geral Eleitoral. Este material está disponível no canal da Escola no YouTube e na Videoteca da ESMPU.


Para a escolha dos temas abordados no curso, a ESMPU utilizou como critérios a atualidade e a aplicação prática da matéria. As aulas destacam, portanto, diversos casos reais, discutindo a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a atuação do Ministério Público.


As primeiras quatro aulas são ministradas pelo Procurador da República Angelo Goulart Villela, que trata do tema propaganda eleitoral, discutindo questões como propaganda eleitoral ilícita e regras para a propaganda no rádio, na televisão e na internet.


No segundo módulo, o Procurador Regional da República João Heliofar de Jesus Villar apresenta, em seis aulas, diversos aspectos das ações eleitorais, destinadas, por exemplo, a apurar denúncias de abuso de poder econômico ou de poder político ou com o objetivo de cassar mandato eletivo.


Nas quatro últimas aulas, o Procurador Regional da República Luiz Carlos dos Santos Gonçalves debate os principais pontos acerca do recurso ordinário e do recurso especial eleitorais.

O endereço para acessar o canal da ESMPU no YouTube é www.youtube.com/user/escolampu/playlists.