calendar_month
04/05/2015

MPE participa do lançamento da Escola de Conselhos

Denise Soares


Representando o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva, participou na manhã desta segunda-feira, 04, da solenidade de lançamento da Escola de Conselhos pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). O evento contou com a presença do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e reuniu diversas autoridades ligadas ao sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e gestores municipais.


A ideia da escola é capacitar e formar pelo menos 880 conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos da criança e do adolescente de todo o estado, por meio de cursos presenciais, além de realizar fóruns e assessoramento técnico, pelo sistema virtual. Na ocasião, Marcelo Miranda falou da importância da valorização de crianças e adolescentes e ressaltou o compromisso do governo do Estado em fazer valer os direitos do público infantojuvenil.


A Promotora de Justiça considerou a iniciativa essencial porque sinaliza uma esperança de melhoria, aparelhamento e atuação mais eficiente dos Conselhos. Segundo ela, além de responsáveis pela formulação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, eles são parceiros que fortalecem a atuação do Ministério Público. "O trabalho do conselheiro está muito ligado ao do Promotor de Justiça. O Ministério Público atua a partir das demandas individuais encaminhadas por eles", destacou a Promotora de Justiça.