1ª Temporada de Júri de Cristalândia foi finalizada com cinco condenações e uma absolvição
Daianne Fernandes
A Comarca de Cristalândia finalizou a 1ª Temporada de Júri de 2015. Foram seis júris realizados entre os dias 4 e 18 de maio, com a atuação do Ministério Público Estadual, por meio da Promotora de Justiça titular da Comarca, Thaís Cairo Souza Lopes.
"Finalizamos esta temporada de júri com a sensação de dever cumprido. Não se trata apenas de condenações ou absolvição. O resultado reflete o trabalho do Ministério Público perante a sociedade. Que venham outras temporadas, estamos todos preparados", enfatizou a Promotora.
Os julgamentos resultaram em cinco condenações e uma absolvição, esta a pedido do Ministério Público e com a concordância da Defesa. O Conselho de Sentença foi presidido pelo juiz Wellington Magalhães, titular da Comarca e, além da promotora de justiça, atuaram defensores públicos e um advogado particular.
O Tribunal do Júri julga crimes dolosos contra a vida, tais como homicídio, infanticídio (mãe mata o filho após o parto); induzimento, instigação ou auxílio a suicídio e aborto. É formado por 25 jurados membros da sociedade, mas a decisão é dada pelo Conselho de Sentença, formado por sete jurados.
Casos julgados
04/05 - Roberto Carlos Resende Sampaio, acusado pela morte de Roberto Nunes dos Santos, crime ocorrido no dia 19 de março de 2009, na cidade Nova Rosalândia - Condenado.
05/05 - Antônio Carlos Gomes da Cruz, acusado de tentativa de homicídio da vítima José Olavo Ferreira, no dia 23/03/2011, na cidade de Cristalândia - Absolvido.
06/05 - Márcio Lima, acusado da morte de Adriano Pereira Gomes, ocorrida no dia 05/02/2012, na cidade de Cristalândia - Condenado.
14/05 - Vicente Paulo Conceição, acusado da morte de José Augusto de Oliveira Negre, ocorrida no dia 11 de dezembro de 2005, na cidade de Nova Rosalandia - Condenado.
15/05 - Cleudivan Araújo da Silva, acusado da tentativa de homicídio de José Francisco Alves Santos, no dia 13/11/2010, na cidade de Lagoa da Confusão - Condenado.
18/05 - Valdiney Lopes Carvalho, acusado da morte de Leilamar da Silva, ocorrida no dia 12 de abril de 2001, na cidade de Cristalândia/TO - Condenado.