Sala de Atendimento ao Cidadão do MPE completa três anos com saldo positivo
João Lino Cavalcante
Inaugurada em maio de 2012, a Sala de Atendimento ao Cidadão, instalada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, completa três anos de prestação de serviços à comunidade. A iniciativa visa facilitar o contato do cidadão com o Ministério Público Estadual, direcionando e encaminhando as denúncias aos departamentos responsáveis.
Para Evercino Dias Rodrigues, usuário dos serviços da Instituição, o atendimento ao cidadão foi rápido e prático. "Fui muito bem atendido pelo Ministério Público. A forma como servidores me receberam foi calorosa e amigável. Parecia que estava conversando com amigos. Em poucos minutos, já fui encaminhado para o setor responsável", conta o aposentado, que procurou o MPE para obter mais informações sobre os direitos da criança e do adolescente. Ele foi direcionado ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude (Caopij).
Somente nos cinco primeiros meses de 2015, foram realizados 1.507 atendimentos. Mais de 64% dos casos foram solucionados diretamente na Sala de Atendimento ao Cidadão, sem a necessidade de encaminhamento para um Promotor de Justiça, o que comprova a agilidade dos serviços.
O objetivo da atual gestão é valorizar, ainda mais, este espaço, que é o primeiro contato pessoal do cidadão com o Ministério Público Estadual. "A nossa função é defender os direitos da sociedade, de modo a garantir o cumprimento da Lei. Para tanto, fortalecemos todas as ferramentas que podem colaborar com o cumprimento da nossa obrigação constitucional. A Sala de Atendimento ao Cidadão é uma peça importante pela forma humana e ágil com que o MP trabalha aqui no Tocantins", disse o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Francisco Rodrigues de Souza Filho.