Estudo aponta Ministério Público como uma das instituições mais confiáveis do país
Daianne Fernandes
O relatório do Índice de Percepção do Cumprimento das Leis 2015 apontou o Ministério Público (MP) como a terceira instituição mais confiável do país. O Estudo foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas e apontou que o MP conta com a confiança de 45% da população, ficando atrás da Igreja Católica (57%) e das Forças Armadas (68%). O objetivo da pesquisa é medir a percepção dos brasileiros quanto ao respeito às leis bem como às autoridades que devem fazer com que as leis sejam cumpridas.
A pesquisa ainda apontou que o Poder Judiciário tem crédito junto a apenas 25% da população, mas fica à frente do governo federal, com 19% e do Congresso Nacional (15%) e partidos políticos (5%).
A população-alvo da pesquisa é composta de habitantes de oito Estados brasileiros: Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, que, juntos, constituem aproximadamente 55% da população do país com 18 anos ou mais, segundo dados do Censo 2010.
A pesquisa aponta, ainda, as situações em que o brasileiro mais respeita a lei. OS resultados revelam que ,quanto maior a desaprovação social diante da realização de uma conduta, maior é a possibilidade de a lei ser cumprida. Do mesmo modo, quanto maior a probabilidade de alguém ser punido por ter realizado determinada conduta, maior é a incidência de declarações de entrevistados informando que agiram em conformidade com a lei.
Ao examinar as situações que envolvem regras de trânsito, quando se trata da atitude do motorista de veículo automotor, verifica-se que o perfil dos indicadores é bastante semelhante: "dirigir depois de consumir bebida alcoólica" e "estacionar em local proibido" são condutas em que se verificou um baixo indicador de comportamento (15% e 23%, respectivamente), um altíssimo indicador de moralidade (99% e 97%) e altos indicadores de controle social (87% e 78%) e de instrumentalidade (80% e 79%).