Procuradores-Gerais de Justiça elegem novos vice-presidentes regionais
Daianne Fernandes
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira, participou, no último dia 22, no edifício-sede do Ministério Público Militar, em Brasília, de reunião ordinária dos membros do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). No encontro, foram definidos os vice-presidentes regionais da diretoria no anuênio 2015-2016. Airton Pedro Marin Filho (MP-RO) foi escolhido para a região Norte; Sandro José Neis (MP-SC) para a região Sul; Humberto de Matos Brittes (MP-MS), para a região Centro-Oeste; Márcio Fernando Elias Rosa (MP-SP), Sudeste, e Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá (MP-AL) para o Nordeste. Na União, o escolhido foi Leonardo Roscoe Bessa (MP-DFT).
Esta foi a primeira reunião ordinária do Colegiado realizada pelo novo presidente, Lauro Machado Nogueira. No encontro, ficou aprovado o cronograma das reuniões do CNPG para o ano de 2015, estando previamente acordadas as datas de 31 de julho, no Acre, e 21 de agosto, em Goiás, quando ocorrerá a solenidade de posse oficial de Lauro Nogueira (MP-GO) na presidência do CNPG.
Sobre o CNPG
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais é uma associação nacional, sem fins lucrativos, da qual fazem parte os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Criado em 1981, o Conselho tem como objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público.
Cabe ao órgão integrar os Ministérios Públicos de todos os Estados brasileiros, promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas e trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais. O Conselho avalia, periodicamente, a atuação do Ministério Público.