calendar_month
25/09/2015

MPE participa de projeto na unidade prisional Barra da Grota

Ascom/ATMP



Diversos projetos sociais vêm transformando o dia a dia dos detentos da unidade de tratamento penal Barra da Grota, em Araguaína. São ações firmadas por meio de parcerias públicas e privadas entre o Governo do Estado e instituições que compõem o sistema de justiça e a empresa Umanizzare, responsável pela administração da Unidade, que visam à remissão de pena e profissionalização dos detentos.

Um deles é o projeto Sistema de Justiça Presente, em que Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e advogados realizam audiências no interior da unidade prisional, com o objetivo de acelerar os processos e desburocratizar o sistema.

O Promotor de Justiça Tarso Rizo, titular 13ª Promotoria de Justiça de Araguaína, participa do projeto Sistema de Justiça Presente e comemora os bons resultados. “Todas as terças-feiras começamos os trabalhos às 8 horas da manhã e, muitas vezes, seguimos até a meia noite. Com isso, conseguimos colocar todos os processos em dia e assim evitamos que os detentos fiquem com excesso de tempo na prisão. Isso reflete diretamente no cotidiano da unidade prisional. Não ouvimos falar em rebelião ou fuga”, explica.

Outro projeto de destaque é o Mão de Obra Carcerária em Regime Fechado, para fabricação de roupas íntimas. Na última quarta-feira, 23, foi inaugurada uma fábrica, que fica dentro da unidade e contou com a presença da vice-governadora, Claudia Lelis, do juiz de execuções penais Antônio Dantas, do Promotor de Justiça Tarso Rizo, de representantes da Defensoria Pública e entidades civis, além da secretária de Estado de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga.

Para o Juiz Antônio Dantas, a execução dos projetos sociais é um sonho realizado. “A ressocialização do preso é fundamental para a sociedade. O detento precisa pagar por seu crime com dignidade e, com o desenvolvimento desses projetos, a ressocialização dos presos é possível”, disse o juiz.

Barra da Grota

A Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), localizada há 7 km de Araguaína, na região norte do Tocantins, é um presídio de segurança máxima e abriga presos provisórios e condenados de alta periculosidade.

Inaugurada em 2005, a unidade possui capacidade para 450 presos tem um moderno sistema de segurança aparelhado com câmeras e microcâmeras, sensores visuais e auditivos. Em 2011, passou a ser gerida, em regime de cogestão plena, pela Umanizzare, que administra, também em regime de cogestão, a Casa de Prisão Provisória de Palmas. O Estado possui atualmente 3.073 presos, divididos em 43 unidades prisionais, sendo que a unidade prisional Barra da Grota abriga 334 detentos.