Instituições sociais expõem na Semana da Saúde do MPE
Daianne Fernandes
A história do Hospital Padre Luso foi exposta no hall do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas, nesta terça-feira. O objetivo é que membros e servidores possam conhecer o trabalho da Instituição social, que atua em Palmas desde 1995. “Queremos incentivar o voluntariado entre nossos membros e servidores”, disse a fisioterapeuta do setor de saúde, Lilian Demetrio.
A exposição de fotos faz parte da programação da Semana da Saúde, que acontece no MPE até o próximo dia 2. Até lá, outras instituições com trabalho social relevante, como o abrigo João XXIII, a Comsaúde e o Lar Batista também vão utilizar o espaço. Elas foram indicadas pelos próprios servidores.
Hospital Padre Luso
Velho conhecido dos palmenses, o Hospital Padre Luso realiza gratuitamente cerca de 150 procedimentos médicos por dia na região Sul da Capital. Também é responsável por agendar consultas oncológicas a pacientes que, de acordo com a necessidade, podem ser encaminhados posteriormente ao Hospital Geral de Palmas (HGP).
Um dos principais objetivos do Hospital é humanizar o relacionamento com pacientes e acompanhantes, o que o tornou referência nesta área. Paralelamente a esta atividade, o hospital ainda atende grupos de idosos e gestantes, dando orientações e promovendo atividades de educação e prevenção com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população.
Em 2007, o Hospital, que até então funcionava no centro da Capital, mudou para a sede própria, localizada no setor Aureny III. No entanto, até agora, apenas uma etapa do Hospital foi concluída, e a unidade depende de doações para finalizar a construção dos 30 novos leitos, previstos na segunda etapa, iniciada em 2014.
As doações podem ser realizadas em forma de material de construção, pelo telefone (63)3571-1166 ou em dinheiro, por meio de depósito bancário no Banco do Brasil, agência 2781-2, conta corrente 9839-6. Contatos também podem ser realizados pelo e-mail:hospitalpadreluso@yahoo.com.br.