Empreendedorismo feminino é tema de palestra para mulheres advogadas em Colinas
Daianne Fernandes
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania, Direitos Humanos e Mulher (Caocid) do Ministério Público Estadual (MPE), Promotora de Justiça Thaís Cairo, participou do evento "Mulheres Advogadas: questões de gênero e desafios na profissão", promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Tocantins.
Na ocasião, a Promotora de Justiça proferiu palestra com o tema Mulher Empreendedora. Segundo ela, na esfera do Direito, as mulheres já conseguiram alguns avanços dentro do setor público, mas na esfera privada ainda ganham menos e trabalham mais.
Para Thaís Cairo, essa discrepância tem relação com a violência de gênero, que ainda atinge fortemente a mulher brasileira. “Já ocupamos vários espaços. Somos advogadas, juízas, promotoras, desembargadoras e até ministras, mas na esfera privada, muitas vezes deixamos de ser contratadas pelo risco de diminuir a produtividade em virtude de uma gravidez, por exemplo.
Na palestra, ela discorreu também sobre os direitos da mulher, as diferenças trabalhistas existentes entre homens e mulheres e os fatores que ainda impedem a transformação desse quadro atual. Para a Promotora, além de políticas públicas, a exemplo da garantia de creche para que a mãe possa sair para trabalhar, devem ser realizadas, acima de tudo, ações educativas, com foco em uma mudança cultural. “Homens e mulheres precisam ter um novo olhar sobre a questão”.
O evento foi realizado como parte das celebrações relativas ao dia da mulher e também porque 2016 foi escolhido como o ano da mulher advogada.