calendar_month
25/05/2017

MPE recomenda ações de combate ao mosquito da dengue em Pedro Afonso

Daianne Fernandes


O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano e aos secretários de obras, planejamento e saúde da cidade que notifiquem todos os proprietários de lotes ou terrenos urbanos vazios para que realizem a limpeza dos imóveis. O prazo é de 90 dias.


O objetivo da Promotoria de Pedro Afonso é o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A doença vem atingido gravemente a população local, e a melhor forma de combate ainda é a prevenção.


No documento, entre outras determinações, foi recomendado que se as notificações não forem cumpridas no prazo fixado, a Prefeitura deve promover diretamente, nos imoveis, lotes e terrenos urbanos, a limpeza e demais serviços necessários à saúde e segurança da população prejudicada. Os custos devem ser, posteriormente, repassados ao responsável.


A Recomendação ainda aponta que o poder público municipal deve ajuizar ações de obrigação de fazer contra todos os proprietários, obrigando-os a construir e/ou reparar muros e passeios, bem como a realizar a limpeza dos imóveis e desobstrução de cursos d´agua e valas


O Promotor de Justiça Rafael Alamy, destaca que o Código de Postura do município determina que a limpeza é dever do proprietário, e que decorrido o prazo dado para que uma habitação ou terreno seja limpo, a Prefeitura poderá mandar executar a limpeza, apresentando ao proprietário a respectiva conta acrescida de 10 % a título de administração.


Ele também frisou que um procedimento investigatório criminal foi instaurado para garantir que a população e a prefeitura sejam penalizados se as ações necessárias para conter a doença não forem realizadas. Segundo Alamy essa medida foi necessária em virtude do pouco-caso dos agentes públicos e principalmente da população em seguir a legislação.