Equipamentos cedidos pelo MPTO auxiliarão trabalhos periciais de crimes ambientais
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou nesta quinta-feira, 30, a cessão de 10 equipamentos de informática à Secretaria de Segurança Pública (SSP). As máquinas serão destinadas ao Núcleo de Engenharia Legal e Meio Ambiente do Instituto de Criminalística, com o objetivo de auxiliar na realização de perícias ambientais.
A entrega dos equipamentos (3 computadores, 4 monitores e 3 nobreaks) foi realizada pela procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, ao secretário estadual de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, e aos peritos criminais Dunya Wieczorek Spricigo de Lima e Marcelo Gouveia Sábia.
Maria Cotinha destacou o trabalho da SSP é essencial para a efetiva atuação do Ministério Público do Tocantins. Além da cessão dos equipamentos de informática, a PGJ disse que outros benefícios ao órgão poderão ser efetuados futuramente, decorrentes de acordos de não persecução penal.
O secretário de Segurança Pública reforçou a importância da colaboração, considerando que a qualificação da prova promovida pela perícia facilita o ajuizamento de ações penais do MPTO. “É uma parceria em que todos saem ganhando, pois o fortalecimento da segurança pública repercute no próprio trabalho do Ministério Público”, avaliou.
Além dos equipamentos, o coordenador do Caoma, José Maria da Silva Júnior, disse que a ideia é que o MPTO compartilhe também capacitações para a utilização de geotecnologia, reforçando as atividades repressivas em esfera penal.
Segundo o perito Marcelo Gouveia Sábia, a partir de agora será possível reforçar o atendimento de demandas para análise de satélite no combate aos crimes ambientais. “Estas máquinas estão em bom estado e têm capacidade de melhorar nosso trabalho”, disse.
Acordo de Cooperação
Na ocasião, a PGJ aproveitou para solicitar ao chefe da pasta da Segurança Pública a repactuação de um Acordo de Cooperação para disponibilizar ao MPTO um delegado de polícia que auxilie nas atividades do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Auditorias Especiais, que será instituído. (Denise Soares)