Promotor de Justiça participa de audiência para prestação de contas da Saúde em Palmas e cobra melhorias
O promotor de Justiça Thiago Ribeiro representou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) na Audiência Pública para apresentação da Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2019 da Secretaria de Saúde de Palmas, realizada nesta quinta-feira, 20, na Câmara Municipal.
Na ocasião, o promotor de Justiça cobrou do secretário municipal a realização de reformas nas unidades de saúde de Palmas, em especial do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cuja estrutura é mais deficiente e que também apresenta problemas quanto aos equipamentos de trabalho, que se encontram em quantidade insuficiente ou são precários e obsoletos.
Thiago Ribeiro também cobrou a regularização da oferta de medicamentos na rede municipal de saúde, haja vista que em vistorias realizadas pelo Ministério Público foi identificada a falta de fármacos em unidades municipais de saúde.
O promotor de Justiça também pediu a contribuição da população palmense no que diz respeito à fiscalização dos serviços prestados. “Conto com o apoio de toda a comunidade, para que façam denúncias para investigarmos e punirmos quem for necessário. Nossa cidade tem apenas 30 anos, dá para ser exemplo no país, basta fazermos o nosso papel fiscalizatório”.
Relatório
O relatório foi apresentado pelo secretário de Saúde, Daniel Borini, que detalhou o orçamento executado em 2019 e destacou a iniciativa de ampliação do horário de funcionamento de algumas unidades de saúde para até 21 horas. Em março, outras unidades terão seu horário estendido, segundo anunciou.