calendar_month
09/03/2020

PGJ ministra aula inaugural no curso de Direito na UFT

Cerca de 60 acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) prestigiaram a aula inaugural do 1º semestre de 2020, ministrada pela procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, na última sexta-feira, 06. A PGJ explanou sobre o papel constitucional do Ministério Público do Tocantins (MPTO) na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis.


Na ocasião, a PGJ discorreu sobre os aspectos históricos e legais da Instituição, destacando, dentre outros assuntos, sobre a composição do Ministério Público brasileiro e suas esferas de atuação dentro do Sistema de Justiça.


Maria Cotinha acredita que, além de fomentar o interesse dos universitários pela carreira ministerial, a presença de promotores e procuradores de Justiça nas faculdades dissemina o papel da Instituição. “O Ministério Público já desenvolve alguns projetos envolvendo a comunidade acadêmica e quer intensificar o contato com esse público, levando-os para dentro do MP e também participando mais ativamente das atividades acadêmicas”, pontou a PGJ.


“A participação da PGJ fez com que pudéssemos conhecer um pouco mais sobre a história do MP, assim como suas transformações ao longo do tempo. Algo que me chamou bastante a atenção foi a evolução no âmbito da defesa da comunidade. Acredito que muitos saíram dali bastante inspirados em seguir o caminho do MP”, enfatizou Luiz Augusto Gonzaga Barros Rezende, acadêmico do 4° período do curso.


Para a estudante Isadora Vieira Guimarães, presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, a abordagem da aula inaugural foi muito rica. “Optamos por começar o semestre letivo com uma pessoa que tem muito conhecimento e que faz parte de uma instituição tão importante como o Ministério Público. A universidade tem que estreitar laços com os órgãos de direito, principalmente com o MP que é uma instituição sempre a favor do cidadão”, concluiu