calendar_month
11/03/2020

MPTO sedia reunião da Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável”



Representantes de diversas entidades ligadas ao Sistema de Justiça do Estado do Tocantins estiveram reunidos nesta segunda-feira, 09, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO) para a reunião da Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável”.


Na abertura do encontro, o Procurador de Justiça e coordenador do Caop de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e representante do MPTO na Rede, José Maria da Silva Júnior, destacou a importância de entidades desenvolverem rotinas sustentáveis e disseminarem estas práticas para outros órgãos.


Neste encontro da rede, cada entidade apresentou suas experiências exitosas na preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis. Uma nova reunião será realizada nos próximos dias para definir um calendário de ações para o ano.


A Coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do Poder Judiciário do Tocantins, Leila Jardim, apresentou os resultados positivos alcançados desde a implantação do Plano de Logística Sustentável no órgão e reforçou que “isto só foi possível graças ao esforço conjunto das partes envolvidas no processo de mudança da cultura institucional voltada à sustentabilidade”.


A Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável” nasceu em outubro de 2019, fruto do Termo de Cooperação nº 02/2019 firmado entre Ministério Público do Tocantins (MPTO), Poder Judiciário do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).


Além das entidades integrantes da Rede, participaram da reunião como convidados representantes da Embrapa, da Prefeitura de Palmas e do Governo do Estado.


A Rede está alinhada à Agenda 2030 das Nações Unidas e busca internalizar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS-16) e, assim, compartilhar experiências das ações e aprender uns com os outros.


(João Lino Cavalcante)