calendar_month
12/03/2020

Membros do MPTO tomam posse na Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas

A procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira e a promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes tomaram posse nesta quarta-feira, 11, na Seccional Tocantins da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ). A solenidade foi realizada na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO), e contou com a presença da presidente nacional da ABMCJ, Manoela Gonçalves Silva, e de advogadas, promotoras, procuradoras, juízas, desembargadoras e representantes de organizações civis de Palmas.


Em seu discurso de posse como vice-presidente, a procuradora Vera Nilva reforçou a importância de reativar o funcionamento da entidade no Tocantins, como uma frente de defesa das mulheres que são violadas em seus direitos e em sua integridade física. “Nós, mulheres da ABMCJ, estamos assumindo um compromisso de laborar e sermos instrumento para a paz social, postulando e defendendo o devido respeito aos direitos humanos femininos”, destacou.


A promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, que representou a procuradora-geral de Justiça do Tocantins, Maria Cotinha Bezerra Pereira, comemorou a reativação da ABMCJ. “Temos que celebrar o fortalecimento dessa entidade no Tocantins, que agrega mulheres fortes e emponderadas, as quais servem de referência por sua capacidade de organização e competência profissional”, ressaltou.


Durante a cerimônia, o procurador de Justiça aposentado José Omar de Almeida Júnior foi homenageado com o diploma de associado honorário da ABMCJ.


Comissão Estadual

A ABMCJ foi fundada em 1985 para apoiar o desenvolvimento das carreiras jurídicas das mulheres e lutar pela igualdade de gênero. A reativação da Comissão Estadual da Entidade teve início em 2019, a partir da articulação de um grupo de mulheres de carreira jurídica no Tocantins. A nova gestão terá vigência até 2023, sob a presidência de Elaine Noleto, advogada em Palmas. (Luiz Melchiades)