MPTO define pela adoção de medidas internas de prevenção do coronavírus
Uma reunião realizada na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO) nesta quinta-feira, 12, discutiu medidas internas de contenção do coronavírus, relacionadas aos ambientes da instituição e ao seu quadro de integrantes.
Definiu-se pelo estímulo das práticas de higiene pessoal, com orientações a serem prestadas pelo Setor de Saúde e com a disponibilização de recipientes contendo álcool em gel nos ambientes internos com maior circulação de pessoas. Também serão distribuídas máscaras de proteção, para que sejam utilizadas em situações pontuais de atendimento ao público.
Um ato da Procuradoria-Geral de Justiça também normatizará a conduta referente aos membros e servidores que tenham viajado para países e áreas de risco, bem como em relação àqueles que tenham tido contato com pessoas infectadas ou sob suspeita de infeção. Estes casos terão que ser comunicados à administração do MPTO, para o cumprimento de protocolos no período de quarentena.
Na reunião, a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, destacou o fato de que nenhum caso da doença foi ainda registrado no Tocantins e frisou a importância da adoção de medidas preventivas.
O assunto foi tratado pelos integrantes do Gabinete de Gerenciamento de Crise do MPTO, que foi instituído com o objetivo de gerenciar situações de crise, intermediar estratégias com as forças públicas e promover a articulação entre as instituições, em situações que envolvam, por exemplo, catástrofes naturais, crises no sistema carcerário e na saúde pública.
A reunião desta quinta-feira teve caráter interno, uma vez que o Governo do Tocantins marcou, para a mesma data, uma reunião de caráter mais amplo, relacionada à saúde pública, da qual a procuradora-geral da Justiça também participará.
A criação do Gabinete de Gerenciamento de Crise no âmbito do MPTO foi proposta há cerca de três meses e consolidou-se com a assinatura, na quarta-feira, 11, do Ato nº 043/2020, que instituiu o grupo de trabalho. (Flávio Herculano)