Ministério Público integra Comitê Estadual de Crise para prevenção do coronavírus
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) passou a integrar, nesta quinta-feira, 12, o Comitê de Crise para Prevenção do Vírus Covid-19, grupo de trabalho instituído pelo Governo do Estado. O Protocolo de Adesão ao comitê foi assinado pela procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, durante reunião realizada no Palácio Araguaia. O evento contou também com a participação da promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, além de representantes de órgãos estaduais e federais, entidades e sociedade civil.
Durante a reunião para instalação do comitê, a PGJ destacou as medidas que estão sendo adotadas no âmbito do MPTO para prevenção e controle da doença. Mencionou o Gabinete de Gerenciamento de Crise e o ato interno que define o protocolo para membros e servidores que viajaram para as áreas com concentração de casos da doença, dentre outras providências. “As previsões não são as melhores, o Tocantins tem que estar preparado e a população precisa estar bem informada”, destacou Maria Cotinha.
Na oportunidade, a promotora de Justiça Araína D’Alessandro ressaltou a importância do acesso à informação nesse momento de pandemia declarada. “Como órgãos públicos, temos a responsabilidade de prestar informações à população, criando uma rede de apoio no sentido de replicar as boas práticas e orientações do Ministério da Saúde. Precisamos também ter cuidado com as notícias inverídicas sobre o caso”, ponderou Araína.
O governador Mauro Carlesse informou que “desde as primeiras notícias sobre a propagação do coronavírus, a equipe do Governo já começou a se preparar para estabelecer os procedimentos necessários para cuidar dos pacientes e acompanhar os casos suspeitos. A implantação deste Gabinete de Crise, com os representantes de outros órgãos e poderes, é mais uma ação no sentido de debater, trocar experiências e ouvir como cada ente pode colaborar para que os efeitos do Covid-19 sobre a população do Tocantins sejam o menos impactantes possível”.
Comitê
A implantação do Comitê de Crise para Prevenção do Vírus Covid-19 visa intensificar ações preventivas e de monitoramento do vírus Covid-19, conhecido popularmente como novo coronavírus. Além dos órgãos de fiscalização e controle, fazem parte do grupo as secretarias e autarquias do Estado, as forças policiais estaduais e federais, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins.