calendar_month
18/05/2020

PGJ publica ato que visa proteger a saúde de membros e servidores que atuam em cidades com alta incidência da Covid-19

Devido à suspensão total das atividades não essenciais em 35 municípios tocantinenses, decretada pelo Governo do Estado neste fim de semana, a Procuradoria-Geral de Justiça do Tocantins (PGJ) publicou neste sábado, 17, um ato determinando o fechamento temporário da sede de 10 Promotorias de Justiça, até o dia 23 de maio. A medida visa resguardar a saúde de membros e servidores que atuam em cidades onde o registro de casos de pessoas acometidas pela Covid-19 cresceu consideravelmente.


O ato, assinado pela procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, alcança as Promotorias de Justiça de Ananás, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Guaraí, Itaguatins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá. Juntas, essas Comarcas atendem os 35 municípios abrangidos pelo Decreto do Governo Estadual.


O promotor de Justiça e chefe de gabinete da PGJ, Celsimar Custódio, reforçou que embora o MPTO realize atividade essencial na sociedade, o fechamento temporário das sedes das promotorias relacionadas no ato não comprometerá o atendimento ao cidadão. "O atendimento ao cidadão continuará a ser exercido pelo site do Ministério Público do Tocantins, pelo telefone das sedes dessas promotorias e também pelo número 127", ressaltou.


Região Norte

A suspensão total das atividades não essenciais foi direcionada principalmente aos municípios da região norte do Tocantins, onde a incidência de casos positivados com a Covid-19 e de mortes tem aumentado vertiginosamente a cada dia.


De acordo com o Boletim Epidemiológico publicado nesta segunda-feira, 18, o Tocantins já atingiu 1.496 casos da Covid-19, dos quais 948 são de pessoas que residem em cidades da Região Norte, incluindo os municípios do Bico do Papagaio. O Boletim registrou 32 mortes causadas pela doença, sendo que 21 delas correspondem a pessoas que viviam em cidades da região norte do Tocantins. (Luiz Melchiades)