calendar_month
25/05/2020

Covid-19: nova etapa de ação voltada à saúde dos caminhoneiros é discutida em reunião

O planejamento das ações de atenção à saúde dos caminheiros que trafegam pela BR-153 foi tema de reunião ocorrida nesta segunda-feira, 25, entre representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Serviço Social do Transporte (Senat), Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).


Segundo foi definido, uma nova abordagem a caminhoneiros ocorrerá no início de junho, devendo as instituições se preparar para realizar testes rápidos de detecção de Covid-19, para prestar assistência aos caminhoneiros que testarem positivamente mas que não precisem de internação; e para promover a desinfecção e manter a guarda temporária dos seus veículos.


Na reunião, a SES, representada pela Vigilância Sanitária Estadual, comprometeu-se a disponibilizar o formulário que será preenchido pelos caminheiros no momento da testagem, bem como ficou responsável por avaliar as questões referentes à desinfeção dos veículos dos caminhoneiros positivados.


A Setas, por sua vez, viabilizará a oferta de alimentação e de suporte aos caminhoneiros que venham a ser diagnosticados em Gurupi, onde ainda não existe essa iniciativa. Em Araguaína, onde já há um suporte à saúde dos caminhoneiros nas questões relacionadas à Covid-19, a Setas comprometeu-se a prestar apoio.

Também ficou por conta do Estado avaliar a disponibilidade de um local onde os caminhões dos condutores testados positivamente possam permanecer temporariamente, até que outras pessoas sejam designadas para retirá-los.


Por parte do MPTO, participou da reunião a promotora de Justiça Araína Cesárea, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e atua na área de defesa da saúde pública em Palmas.