calendar_month
18/06/2020

MPTO participa das primeiras sessões judiciais realizadas em ambiente virtual no TJTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) se fez presente nas primeiras sessões de julgamento virtuais realizadas de forma on line pelo Tribunal de Justiça do Estado, inovadoras por viabilizarem sustentações orais não somente por parte do órgão ministerial, mas também dos advogados dos réus. A primeira sessão por videoconferência ocorreu na segunda-feira, 15, sendo referente à 2ª Câmara Criminal, e contou com a participação do procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, por parte do MPTO.

Os links para acesso às sessões estão sendo enviados via aplicativo WhatsApp e também por e-mail, sendo assegurada velocidade suficiente para a participação das sessões em tempo real e para a realização das sustentações orais. Para as sessões, é utilizada a plataforma Cisco Webex, tendo a primeira experiência ocorrida sem problemas técnicos. Com a iniciativa, evita-se que os processos pendentes de julgamento fiquem paralisados em razão da pandemia do novo coronavírus.

Além da sessão inaugural, o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior participou da 1ª Sessão Judicial Virtual com sustentações orais por videoconferência, da 1ª Câmara Cível, na quarta-feira, 17,  e da sessão da 2ª Câmara Criminal nesta quinta, 18, também em ambiente on line, com a conclusão dos feitos em julgamento no Plenário Virtual da 8ª sessão da 2ª Câmara Criminal, iniciada no dia 09 de junho, com 43 processos em pauta. (Flávio Herculano)