Comitê de Crise discute temporada de praias e outros temas relacionados à Covid-19
A procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, participou, nesta quarta-feira, 1º de julho, de reunião do Comitê de Crise criado pelo Executivo estadual para o enfrentamento da Covid-19. Entre outros temas, esteve em discussão a temporada de praias, que tradicionalmente ocorre nos meses de junho e julho, mas que enfrenta em 2020 o entrave do isolamento social.
Na ocasião, Maria Cotinha frisou que a possibilidade de realização da temporada de praias vem merecendo atenção dos centros de apoio operacional das áreas de saúde e meio ambiente, bem como da Procuradoria da República no Tocantins. Porém, na reunião, foi prestada a informação de que o tema será discutido em reunião entre o governador, prefeitos e o secretário estadual de Meio Ambiente. Alguns municípios já divulgaram, por meio da imprensa, que não promoverão a temporada em 2020.
Na reunião desta quarta, também foi mencionada à PGJ a questão referente à contratação de leitos privados de terapia intensiva na cidade de Araguaína, medida que foi alvo de recomendação da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, orientando que fosse dada preferência à ampliação dos leitos da própria rede pública.
Sobre a situação, Maria Cotinha informou esperar que a questão venha a ser resolvida consensualmente, em videorreunião que está sendo marcada entre representantes do Estado do Tocantins e do Ministério Público.
A chefe do Ministério Público também falou aos integrantes do Comitê de Crise sobre a sua participação, enquanto membro, da comissão especial temporária formada pela bancada federal do Tocantins, voltada ao enfrentamento do novo coronavírus. Na segunda-feira, 29, ela participou de reunião da comissão, onde falou das ações desenvolvidas pelo MPTO nas 40 comarcas, referentes ao acompanhamento dos gastos públicos e à garantia da oferta de assistência de saúde aos pacientes.