MPTO abre Semana de Segurança Institucional com webinário sobre ambiente cibernético
Teve início nesta segunda-feira, 17, a edição de 2020 da Semana de Segurança Institucional do Ministério Público do Tocantins, com o webinário “Segurança Cibernética e Engenharia Social”. Ao abrir o evento, a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, enfatizou a importância de capacitar membros e servidores para o trato com a informação digital, uma vez que o componente humano costuma ser a parte com maior vulnerabilidade a ataques de hackers e invasores, de forma que não basta investir em softwares e equipamentos modernos.
“O cenário de dependência da tecnologia de informação na era contemporânea trouxe consigo uma série de consequências negativas, como a vulnerabilidade de dados pessoais e institucionais, causando prejuízos de toda ordem, em razão do que os especialistas denominam como ‘engenharia social’. Isto é, não basta que softwares e hardwares se apresentem cada vez mais sofisticados e aptos a atender às mais variadas demandas. A ‘segurança cibernética’ depende de nós, seus operadores”, avaliou a chefe do Ministério Público.
Maria Cotinha também destacou que as instituições públicas sempre direcionaram sua atenção à segurança patrimonial, porém atualmente vêm buscando implementar uma cultura de segurança institucional de caráter mais amplo, que coloca em destaque a segurança da informação.
A PGJ parabenizou, pela realização do evento, a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), Ana Paula Reigota Catini; o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), Rodrigo Alves Barcellos; o diretor de inteligência, Fábio Lang; e os integrantes da Comissão Permanente de Segurança Institucional, Marcelo Sampaio, Juan Aguirre e André Ricardo Fonseca.
Cartilha
Maria Cotinha também destacou o lançamento da Cartilha de Segurança Institucional, que foi produzida pelo MPTO com informações acerca de segurança de pessoas, segurança das informações e segurança do material, das áreas e instalações.
Webinário
A primeira palestra do webinário “Segurança Cibernética e Engenharia Social” foi proferida pelo perito da Polícia Civil Thiago Magalhães de Brito Rodrigues, com o tema “Segurança Digital – Desafios e Soluções e Análise de Evidências Digitais Oriundas de Disponíveis Móveis”.
Ele abordou que a internet é um ambiente hostil, suscetível a permanentes ataques, que costumam resultar em prejuízos elevados, principalmente para as empresas. Ainda assim, a segurança cibernética costuma ser negligenciada, segundo avaliou.
Thiago Rodrigues também lembrou o conceito de engenharia social, que consiste na exploração das falhas humanas por hackers e invasores, os quais costumam ter por finalidade a captura de informações. Ele ainda deu dicas de segurança e respondeu a questionamentos.
Programação
Na terça-feira, 18, o evento prossegue das 10h às 12h, com o webinário “As diretrizes para tratamento da Informação Sigilosa na Lei de Acesso à Informação”, ministrado pela oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) Caroline Nazaré dos Santos Churcre Kappel.