calendar_month
27/08/2020

Ceti aprova desenvolvimento do sistema único de informação do MPTO

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 27, os integrantes do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) deliberaram acerca da implantação da plataforma  única de informação  do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e decidiram, por unanimidade, desenvolver o sistema próprio, que receberá o nome de Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP).


Até chegar a esta conclusão, o comitê conheceu o Sistema Único de Informação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, estudou a viabilidade operacional de adoção, chegou à conclusão de que haveria necessidade de estruturação administrativa complexa e de mapeamento de processos bem definidos e que, por isso, é mais vantajoso o desenvolvimento do sistema próprio da instituição.


Com a definição, a Procuradora-Geral de Justiça (PGJ), Maria Cotinha Bezerra Pereira, autorizou que seja dado início às tratativas para a contratação da equipe de desenvolvimento, bem como a imediata locação de recursos. “O sistema único é indispensável para agilizar e dinamizar os trabalhos institucionais e, diante disso, deixamos os integrantes à vontade para escolher a melhor forma de implantação. Nossa equipe está pronta para dar andamento ao processo burocrático”, enfatizou.


A expectativa é que após encerradas as tratativas, as primeiras funcionalidades do sistema estejam disponíveis aos integrantes, no prazo de 10 meses. O SIMP concentrará procedimentos judiciais, extrajudiciais, processo judicial eleitoral e o sistema eletrônico de execução unificado.


Participaram da reunião a Procuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Celsimar Custódio; os promotores de Justiça assessores da PGJ, Cynthia Assis de Paula e Paulo Alexandre de Siqueira; o promotor de Justiça corregedor Pedro Evandro Rufato e a presidente em exercício da Associação Tocantinense do Ministério Público, Jacqueline Orofino, além do Diretor-Geral Uiliton Borges, do chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, Marcos Conceição da Silva, da encarregada da área de Suporte a Sistemas Finalisticos, Natália Fernandes; e do chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação, Huan Borges. (Denise Soares)