calendar_month
01/09/2020

Com apoio do MPTO, comunidade de Arapoema mobiliza recursos para implementação de Hospital de Campanha na cidade

Interessados em contribuir para as ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, um grupo de pessoas, órgãos públicos e entidades do município de Arapoema mobilizaram recursos e trabalho para oferecer ao poder público uma alternativa de local para a instalação de um Hospital de Campanha que visa atender aos pacientes com a Covid-19. Até o momento, foram investidos mais de R$ 195 mil, que corresponde às reformas e doações de materiais e mobiliários. Também foi mobilizado o trabalho voluntário de mais de 30 pessoas.


O local que abrigou até 2013 o Centro Educacional Iracema Demito fica a aproximadamente um quilômetro do centro da cidade. Sem uso desde então, o local acabou sendo alvo de depredações e invadido por matos e animais.


A ocupação do antigo Centro Educacional Iracema Demito tem sido discutida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) desde 2019, quando iniciou contato com o Poder Judiciário, empresários e líderes comunitários para a criação de uma instituição que pudesse fomentar, com a pena alternativa de prestação pecuniária, atividades sociais. No final de 2019, o grupo iniciou a limpeza para implementar projetos sociais que seriam realizados pela Associação de Voluntários de Arapoema (AVA), reativada para desenvolver as atividades pretendidas pelo MPTO e demais participantes do projeto.


Com o advento da pandemia, o grupo decidiu seguir a limpeza e a reforma, mas, agora, com o objetivo de organizar o local para a implementação de um Hospital de Campanha para a Covid-19. A reforma, aquisição e arrecadação de materiais, equipamentos e mobiliários foi conduzida pelo promotor de Justiça de Arapoema, Caleb Melo.


Mais de 30 voluntários, dentre os quais profissionais liberais, agentes penitenciários e detentos, colaboraram voluntariamente com a prestação de serviços no local. Já as doações foram oriundas de empresários, fazendeiros, moradores locais e órgãos públicos. A campanha para reforma também contou com recursos oriundos do Juízo da Comarca de Arapoema, de transações penais e acordos de não persecução penal.


Com as etapas concluídas, a AVA e a Promotoria de Justiça de Arapoema iniciaram as tratativas para disponibilização do espaço ao Governo do Estado do Tocantins, à Prefeitura Municipal de Arapoema ou a um conjunto de municípios, para instalação do Hospital de Campanha, que visa atender aos pacientes de Covid-19 da região. (Luiz Melchiades)