calendar_month
02/09/2020

Construção de futura sede das Promotorias de Araguaína é debatida e prédio de Filadélfia é entregue

Em reunião com os membros da comarca, a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, discutiu, nesta quarta-feira, 2, o projeto de construção da futura sede das Promotorias de Justiça de Araguaína. No mesmo dia, a chefe do Ministério Público esteve em Filadélfia, onde realizou a entrega oficial da sede da Promotoria de Justiça local, que deixou de funcionar nas instalações do Fórum e ganhou um espaço próprio, planejado para a plena funcionalidade das atividades ministeriais.

Em Araguaína, Maria Cotinha explicou que, por um longo período, vem sendo planejada a construção de uma nova sede na Comarca, com condições para atender as necessidades atuais e futuras. No momento, o planejamento será agilizado para garantir a inclusão da obra no Orçamento de 2021.


Para a execução da obra, a PGJ está pleiteando, junto ao Estado e à Policia Militar,  uma fração com dimensão de 5 mil metros quadrados do terreno onde está abrigado o 2° BPMTO, localizado na Avenida Filadélfia, ao  lado do Fórum local. O planejamento é de que seja efetuada a construção do pavimento terreo na primeira fase, com área aproximada de 1.800 metros quadrados, estruturado para receber um pavimento superior futuramente. Também prevê-se um estacionamento no subsolo. 


O projeto de construção foi debatido em reunião com os promotores de Justiça Adailton Saraiva Silva, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, Luciano Cesar Casaroti, Tarso Rizo Oliveira Ribeiro e Rui Gomes Pereira da Silva Neto. Por parte da Administração, também participaram o chefe de gabinete, Celsimar Custódio, e a assessora especial Cynthia Assis de Paula.


Filadélfia
Em Filadélfia, onde a Promotoria de Justiça era instalada em uma única sala no prédio do Fórum, foi entregue uma sede dotada de: gabinete para promotor com banheiro privativo, sala para analista, sala para reuniões, sala para servidor de informática (rack), recepção, copa e dois banheiros, além de garagem privativa.

A nova sede foi entregue com móveis  e equipamentos de informática novos. Também foi ampliada a equipe auxiliar, que antes possuía apenas uma auxiliar técnica e agora conta também com recepcionista, vigilante e auxiliar de serviços gerais.


A edificação foi locada pelo Ministério Público do Tocantins, tendo sido recém-construída e planejada para abrigar a Promotoria de Justiça. (Flávio Herculano)